Como criar uma Conta de Programador no Google Play para publicar apps Android

Como criar uma Conta de Programador no Google Play para publicar apps Android
05 . Junho . 2017
  • Google Play
  • apps Android

Se pretende publicar uma app Android, é essencial ter uma Conta de Programador no Google Play, pois só assim é que o Google permitirá que a sua app seja publicada para mais de mil milhões de utilizadores de Android em mais de 190 países. Felizmente, o processo é extremamente simples e muito rápido, bastando seguir os 5 passos seguintes:

1. Crie uma conta do Google

Se ainda não possui uma conta do Google, deverá criá-la através do seguinte link: https://play.google.com/apps/publish/signup/
Esta conta será a base de todas as suas publicações de apps no Google Play, pelo que a nossa recomendação é que não use uma conta pessoal mas sim uma conta ligada à sua empresa.
Caso já possua uma conta de Gmail ou YouTube, saiba que pode usar essa mesma conta para criar a sua conta de programador, já que ambos os serviços usam contas do Google.

2. Aceda à Consola de Programador do Google Play

Siga o link https://play.google.com/apps/publish/signup/ para aceder à Consola de Programador do Google Play (Google Play Console). Se não tem sessão iniciada com a sua conta do Google, ser-lhe-á pedido que inicie sessão com a mesma.
A Consola de Programador do Google Play é uma plataforma que permite gerir a publicação e distribuição das suas apps. Embora seja uma plataforma dirigida para programadores, como o nome indica, é sempre da responsabilidade da sua empresa criar a plataforma, visto que, mesmo fornecendo acesso à equipa de desenvolvimento, será sempre inteiramente sua.

3. Aceite o Contrato para Programadores

Ao aceder à Consola de Programador do Google Play pela primeira vez com sessão do Google iniciada, já estará no passo 2 do processo de criação de conta para programador, o qual requer apenas que aceite o Contrato para Programadores.
Como qualquer contrato, recomendamos que leia cuidadosamente a versão mais recente para se assegurar dos termos e condições aí explicitados. Deverá aceitar este contrato para poder publicar a sua aplicação Android.

4. Pague a Taxa de Registo de Programador

Existe uma taxa única de pagamento para poder criar a sua Conta de Programador e, subsequentemente, publicar todas as suas apps Android no Google Play. À data de criação deste artigo, esta taxa é de 25 dólares.
Após concordar com o Contrato para Programadores, ser-lhe-á pedido que proceda ao pagamento desta Taxa de Registo. Para tal, deverá ter à mão o seu cartão de crédito para realizar o pagamento.

5. Preencha os detalhes da sua conta

Feito o pagamento da Taxa de Registo, a sua conta está praticamente criada! Deve apenas completá-la com os seguintes dados relativos à sua empresa:

  • Nome do programador: este nome será o nome que será apresentado aos utilizadores abaixo do nome da aplicação como sendo o nome do responsável pela aplicação. Recomendamos que use o nome da sua empresa ou marca para que os utilizadores fiquem a conhecê-la e associem-na à app.
  • Endereço de e-mail: o endereço de e-mail que receberá todas as informações importantes relativas à conta e às aplicações aí publicadas. Convém que use um endereço de e-mail que consulta ativamente, para assegurar que está sempre a par do estado das suas apps.
  • Web site (opcional): o endereço da sua página Web. Este passo é opcional, mas tem vantagens na medida em que os utilizadores poderão encontrar o seu site através da sua conta de programador no Google Play.
  • Número de telefone: o contacto telefónico da sua empresa – tenha em atenção o indicativo, que no caso de Portugal será +351. O Google pede o número de telefone para poder indicar se ocorrerem problemas nas aplicações publicadas, pelo que é importante colocar um número ativo ao qual tenha acesso no trabalho.

Deve também indicar caso pretenda receber anúncios de novas funcionalidades, sugestões do Google Play e envio de comentários para melhorar a Consola de Programador do Google Play.

6. Feito!

Cumpridos os cinco passos acima referidos, a sua Conta de Programador no Google Play estará criada! Agora basta enviar as suas aplicações Android para publicação. Em geral, a publicação de apps no Google Play é bastante rápida, pelo que não deverá ter de aguardar muito até ter a sua primeira app na loja!
Se procura criar também uma conta para publicar aplicações de iOS, pode consultar o nosso guia aqui. E, claro, se procura uma equipa para desenvolver a sua aplicação, entre em contacto connosco!

Twitter

Facebook