Apps pagas ou grátis?

Apps pagas ou grátis

Muitos estudos sobre consumo apontam para uma conclusão óbvia: grande parte das pessoas odeia ver anúncios enquanto navegam nas aplicações dos seus smartphones e tablets. Mas, na verdade, quando confrontados com a opção de optarem entre aplicações gratuitas com anúncios ou pagar, apenas $0.99, por aplicações sem publicidade, na verdade os consumidores preferem as aplicações gratuitas.

O gráfico abaixo apresenta a variação das aplicações gratuitas versus pagas, da App Store, ao longo dos últimos anos. Verificando-se que nos últimos tempos os utilizadores têm vindo a optar mais por aplicações gratuitas.

Variação das  aplicações pagas e gratuitas entre 2010 e 2013 para iOS. | Fonte: Flurry  Analytics e App Store.

Variação das aplicações pagas e gratuitas entre 2010 e 2013 para iOS. | Fonte: Flurry Analytics e App Store.

Por outro lado, a sabedoria convencional (apoiada por uma série de pesquisas) afirma que utilizadores de Android tendem a ter uma menor disposição para pagar pelas aplicações em relação aos utilizadores de iOS.

Em Abril de 2013, o preço médio pago por aplicações Android foi significativamente menor do que para aplicações para iPhone e iPad, como representado abaixo.

Preços médios das aplicações para Android, iPhone e iPad em Abril de 2013, nos EUA

Preços médios das aplicações para Android, iPhone e iPad em Abril de 2013, nos EUA. | Fonte: Flurry Analytics, Google Play e App Store.

 

Estes resultados demonstram também que os utilizadores de iPad estão dispostos a pagar mais em relação aos utilizadores de outros dispositivos, incluindo iPhone. Em média, os utilizadores de iPad pagaram 8x mais pelas aplicações do que utilizadores de Android.

Apesar do Google Play apresentar 25% mais downloads que a App Store, em termos de receita, a App Store ganha em relação ao Google Play. Em termos monetários, de acordo com a Distimo, o Google fez cerca de $12 milhões por dia a partir da sua Play Store, enquanto a Apple arrecadou cerca $18 milhões por dia em 2013.

Quais as plataformas que mais receita geram por país?

A nível de distribuição da plataforma iOS (iPhone e iPad) a maior receita proveniente de aplicações pagas, entre Janeiro e Novembro de 2013, derivou dos Estados Unidos, seguido pelo Japão e Reino Unido. Por outro lado, a Google Play apresentou um maior domínio de mercado na Coreia do Sul, Japão, Estados Unidos e Alemanha, por esta mesma ordem.

A figura abaixo apresenta um top 10 da distribuição das plataformas iOS e Android, dos países com maior mercado, com base em dados entre Janeiro e Novembro de 2013, disponibilizados pela empresa de estatística Distimo. Note-se que a percentagem de apps pagas na China no Google Play é insignificante, assim, a receita proveniente da China derivou quase exclusivamente da plataforma iOS (para iPhone e iPad).

Top 10 dos países com maior mercado iOS e Android entre Janeiro e Novembro de 2013

Top 10 dos países com maior mercado iOS e Android entre Janeiro e Novembro de 2013. | Fonte: Distimo

Sendo o top 10 de países, em termos de receitas de aplicações móveis da App Store da Apple e da Google Play, entre Janeiro e Novembro de 2013: Estados Unidos, Japão, Coreia do Sul, Reino Unido, China, Austrália, Alemanha, Canada, França, e Rússia; tendo a Coreia do Sul, Japão e China apresentado o maior crescimento de mercado em 2013, comparado com 2012.

Quando tiver que decidir o modelo de negócio para a app que desenvolveu deverá levar estes factores em consideração.