As categorias mais populares na App Store e Google Play

As categorias mais populares na App Store e Google Play – 1

A categoria que tem vindo a crescer anos após ano, em termos de receitas e downloads, tanto na App Store como no Google Play, são os jogos.

Variação das  aplicações pagas e gratuitas entre 2010 e 2013 para iOS. | Fonte: Flurry  Analytics e App Store.

Categorias mais populares para iPhone, iPad e Google Play. | Fonte: Distimo

No iPhone, entre todos os downloads realizados em Setembro de 2013, 33% correspondem a Jogos, destacando-se claramente da 2ª categoria com mais downloads – Entretenimento (como observado no gráfico). Fotografia, Redes Sociais e Estilo de Vida são as categorias que se sucedem neste top.  

No iPad, à semelhança do iPhone, as duas primeiras posições são ocupadas pelas categorias Jogos e Entretenimento. Sendo que, os jogos para iPad apresentam uma percentagem de downloads ainda maior (48%) comparativamente com o número de downloads de aplicações de jogos para iPhone (33%).

Em relação ao Google Play, a categoria Jogos ocupa, também, o 1º lugar do pódio com uma percentagem de 37% de todos os downloads realizados.

Em termos de aplicações presentes no top geral, 48% correspondam a jogos, gerando 92% da receita do Google Play. Na App Store (média de iPhone e iPad) esta mesma categoria representa 52% das aplicações, que geram 79% da receita total. Os países com mais receita nesta categoria correspondem à Coreia, com 94% do Google Play e Taiwan com 84% na App Store. Por outro lado, com menos receitas, mas não menos impressionante, apresenta-se a Alemanha, com 59% e 79% do top geral na App Store da Apple e Google Play, respetivamente.

O tipo de jogos com maior sucesso, em termos de receitas, no Google Play, são jogos de ação & aventura, casuais, e raciocínio & puzzle, por esta mesma ordem. Traduzindo-se em mais de um milhão de downloads de jogos de ação & aventura, duas vezes mais que jogos casuais. No entanto, jogos casuais é a subcategoria que atinge o top dos rankings de forma mais rápida no Google Play, mas permanece nas primeiras posições durante curtos períodos de tempo (fonte: mixrank).

Na app store, segundo uma análise realizada pela Flurry em Fevereiro de 2013, jogos de estratégia e aventura são as subcategorias que os utilizadores têm maior propensão para comprar e jogar diariamente. No entanto, tal como no mercado Android, os jogos casuais são os que mais facilmente atingem os tops dos rankings.