HTTP ou HTTPS?

Blog HTTP or HTTPS

Ambos aparecem antes do endereço do website e ambos passam despercebidos aos olhos dos utilizadores mais distraídos mas existe uma grande diferença entre uma ligação HTTP (Hyper Text Transfer Protocol) e uma ligação HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure).

O HTTP é um protocolo; uma regra que permite ao computador trocar informações com o servidor. Sem este protocolo, os computadores não seriam capazes de ler os códigos que nos dão acesso à página cujo endereço escrevemos na barra de navegação.

O problema que se coloca é que o HTTP, em redes wi-fi, é uma ligação insegura propícia a fraudes. Para colmatar essa falha, existe o HTTPS – um protocolo mais seguro, que aplica uma espécie de “camada de proteção” – SSL (Secure Sockets Layers) - na transmissão de mensagens entre o computador e o servidor: os dados são encriptados e o servidor e o cliente são autenticados.

O HTTPS não está disponível em todos os websites mas qualquer página que exija um registo e, por consequência, uma password, deve ter uma ligação HTTPS. Se for uma loja e-commerce, é ainda mais importante que este protocolo seja seguro pois estão em causa os dados dos cartões de crédito dos utilizadores e outras informações relevantes. No último trimestre de 2016, o Google Chrome anunciou que iria começar a identificar como “não seguras”, na barra do URL, todas as ligações que não contenham o protocolo HTTPS e cujas páginas exijam dados do utilizador.

Se costuma fazer compras online ou consultar a sua conta bancária através do website do seu banco, é importante que verifique se está numa ligação segura (https://www.exemplo.com) ao invés da ligação tradicional (http://www.exemplo.com).

Se, por outro lado, tem uma loja e-commerce – e tendo em conta que a confiança e a segurança são dois dos fatores de maior importância na experiência de utilizador para loja e-commerce - deve, sem dúvida alguma, adquirir o certificado SSL (e renová-lo anualmente) para garantir total confidencialidade e confiança dos dados, tanto para o utilizador final como para a própria plataforma.