Número de downloads necessários para atingir os tops nas lojas de Apps

Número de downloads necessários para atingir os tops nas lojas de App

Uma das maiores dúvidas de quem desenvolve apps é o número de downloads necessários para atingir o top nas lojas onde as aplicações estão disponíveis. No entanto, esse número varia consoante a plataforma, país, sendo a loja dos EUA a que apresenta uma maior popularidade a nível mundial. Além de que a Apple muda constantemente o algoritmo de ranking das suas aplicações, considerando também, além do número de downloads, o rating, o número de desinstalações, entre outros factos. Assim, é importante ter consciência que o número de downloads não é a única métrica que avalia o sucesso de uma aplicação.

App no top da App Store

 

O número de downloads necessário para atingir os tops varia, como seria de esperar, se a app é paga ou gratuita. De acordo com um relatório de tendências, relativo ao mês de Maio de 2013 da Distimo, para entrar para o top 50 da App Store, nos E.U.A., de aplicações não pagas, são necessários 23 000 downloads diários. Para atingir o top 10, são necessários cerca de três vezes mais, 72 000. Para o top 25, são necessários cerca de 40 000 downloads diários. Ao nível de ranking de aplicações pagas, o volume diário para atingir o top é bastante menor, para atingir o top 10 nos EUA bastam 4 000 downloads por dia e 950 para conquistar a 50ª posição.

Em Portugal, para atingir estes mesmos tops, os valores são bem diferentes. Para atingir o top 10 de aplicações gratuitas, são necessários cerca de 500 downloads diários, 300 e 240 downloads diários para alcançar o top 25 e 50, respetivamente.

No entanto, estes valores servem apenas como linha orientadora, não podendo ser considerados uma referência fixa. É sabido também que, quando uma aplicação entra nos tops das lojas, o número de downloads aumenta exponencialmente devido a essa exposição acrescida.