10 dicas para uma descrição criativa e funcional nas app stores

10 dicas para uma descrição criativa e funcional nas app stores

Quer ver a sua aplicação a destacar-se dos demais na App Store e Google Play? Além de desenvolvê-las com funcionalidades incríveis, uma descrição criativa dar-lhe-á destaque, atraindo os utilizadores para download, aumentando também o potencial da decisão de compra por parte dos clientes. 

A descrição é exibida na página de detalhes da aplicação, nos resultados de pesquisa e em listas de algoritmo, sendo que as primeiras linhas têm como função explicá-la, prender a atenção e envolver quem está prestes a fazer download. Veja 10 dicas de como escrever uma descrição criativa e funcional para garantir infinitos downloads da sua app.

1. A primeira impressão é a que fica

É importante dizer que o início da descrição de uma app é a parte mais importante para envolver e convencer o utilizador a fazer download ou um comprador a adquiri-lo? Ao escolher as primeiras frases da descrição da sua app, pense no que gosta de ouvir: quando entra numa loja para comprar determinado produto, qual o argumento que é capaz de envolvê-lo na compra? Ou quando se apresenta para uma entrevista de emprego, quais são as primeiras frases que utiliza para impressionar o recrutador? Inspire-se e pense nas duas ou três frases que podem apresentar e explicar de forma criativa e funcional a sua aplicação, para que a primeira impressão seja envolvente e convincente.

2. Otimizar o espaço da descrição

O que irá escrever após a descrição inicial? Otimize este espaço e descreva os benefícios adicionais que possam valorizar ainda mais o seu projeto. Lembre-se de incluir todas as informações, inclusive as que estão de acordo com a legislação dos países em que a aplicação está disponível.

3. Pragmatismo

Muitas pessoas vão apenas olhar rapidamente para a aplicação. Como chamar a atenção de olhos a 100 km por hora? As opções são várias: pode dividir a descrição em parágrafos curtos, dividir por itens, numerar de acordo com a relevância das informações, adicionar uma lista de recursos, incluindo símbolos (✔)… Avalie qual é a forma mais criativa e funcional para mostrar de forma prática o que a app faz de melhor.

4. Linguagem envolvente e próxima

Qual será o perfil do projeto? Uma dica muito criativa e funcional passa por personificar a aplicação, diferenciando-a dos concorrentes. Lembre-se do diálogo que tem com os amigos quando está no café: que tom e que palavras costuma usar ao falar com uma pessoa que deseja impressionar? Use estas ideias para desenvolver uma linguagem única e próxima, que incentive os utilizadores a fazerem download! Evite o uso de uma linguagem pobre ou automática, defina se pretende um estilo casual ou algo mais formal, e seja amigável acima de qualquer palavra!

App na App Store da Apple

Apresentação de uma app na App Store através do iPhone

5. Palavras na medida certa

Quantas palavras são necessárias para descrever a app? Uma app mais complexa precisa de informações mais detalhadas, ao contrário de um que, com apenas alguns caracteres, é capaz de se promover. Lembre-se que, independentemente da quantidade de palavras, a descrição de uma aplicação móvel precisa de ser lida rapidamente. A medida certa são 200 palavras, mas pode adicionar outras informações relevantes para envolver o utilizador nas explicações adicionais. Mas, embora tenha essa possibilidade, isso não significa que pode usar palavras sem fim - seja cauteloso na matemática e fique longe do limite (4.000 palavras).

6. Estética da descrição

Tenha atenção às dimensões de espaço ao compor a descrição de uma app, para que a estética de apresentação não fique prejudicada. Avalie a quantidade de palavras utilizadas em cada frase da descrição para que estas sejam facilmente adaptadas nas medidas de qualquer dispositivo móvel. Lembre-se que as descrições podem estender-se até três frases antes de serem ocultadas pelo botão "More" ou "Ver Mais", por isso é importante que a descrição de uma app seja criativa e bem apresentada. Esta é mais uma dica que influencia na estética e na funcionalidade da descrição.

App na Play Store do Google

 

7. Transparência na versão light

A aplicação terá uma versão light? Então explique como funcionará, para que os utilizadores compreendam, de forma muito clara, quais são os recursos limitados e a quais terão acesso.

8. Uma espreitadela nos concorrentes não faz mal a ninguém

Antes de finalizar a descrição da app, dê uma espreitadela nas apps concorrentes. Observe como são descritas, a linguagem que utilizam, a quantidade de palavras necessárias para as descreverem, etc. Faça desta espreitadela uma pista para saber como se diferenciar da concorrência.

9. Gramática

Numa descrição com poucas frases não pode haver uma palavra que comprometa a credibilidade e qualidade da sua aplicação móvel. Reveja as palavras antes de publicar a descrição! Considere o uso de letras maiúsculas apenas para início de frase e lembre-se que o uso de pontuação incomum pode causar dificuldade na leitura, devendo ser uma pontuação criativa, funcional e prática para acompanhar os olhos a 100 km por hora.

10. Cada link em seu lugar

Lembre-se que, na descrição de uma aplicação, não é possível clicar em URLs. Por isso, evite adicionar links neste espaço, quer seja para o site ou para a política de privacidade. Se faz questão de incluí-los, adicione-os nas áreas designadas, as quais são fornecidas durante o processo de envio.