Porque deve ter uma loja online

Loja online

A Internet mudou para sempre a forma como os consumidores compram produtos ou adquirem serviços. Segundo os dados mais recentes do Relatório Europeu de E-commerce B2C, mais de 3,1 milhões, ou 35%, de portugueses já fazem compras online, número que se prevê crescer exponencialmente nos próximos anos e que corresponde a um volume de negócios acima dos 3 mil milhões de euros. Internacionalmente, este número cresce para os 1,61 mil milhões, cerca de 43% de todos os utilizadores da Internet. Tendo em conta que as lojas online não têm fronteiras, isto significa que quase 2 mil milhões de pessoas espalhadas por todo o mundo são potenciais compradores.

Não ficou convencido por estes números? Então apresentamos-lhe algumas das principais razões pelas quais ter uma loja online é obrigatório hoje em dia.

O comércio eletrónico vai continuar a crescer.

Prevê-se que o e-commerce irá continuar a crescer nos próximos anos, não só chegando aos 2 mil milhões de compradores espalhados pelo mundo em 2020, como também atingindo 4 biliões de dólares em vendas.

Só em Portugal, o e-commerce tem crescido significativamente a cada ano que passa, com uma taxa de crescimento entre os 13,3% e os 15,9%. Esta tendência irá continuar nos próximos anos, mantendo taxas de crescimento nos dois dígitos, o que significa que agora é a altura ideal de entrar no mundo do e-commerce e aproveitar a onda de crescimento desta transformação do comércio.

A decisão dos consumidores hoje baseia-se na Internet

Lojas físicas sem presença online já não chegam. O processo de compra dos consumidores mudou, e hoje em dia o primeiro passo é sempre fazer uma pesquisa online. Como tal, as empresas que têm melhor presença online – e sobretudo as que oferecem a oportunidade de comprar diretamente pela Internet – são as que apanham os consumidores na altura em que estão mais interessados e recetivos. Estas são as que têm os sites melhor otimizados para motores de busca, que sabem como apostar no marketing digital e que percebem que, quanto melhor a experiência de utilizador, mais tentados os utilizadores ficam para comprar os seus produtos em vez dos seus concorrentes.

Um maior alcance pela Internet e pelo mobile

As lojas físicas estão sempre limitadas por um fator: a sua presença geográfica. Se os seus potenciais clientes só encontram o seu negócio indo à sua loja, o seu alcance estará sempre limitado. Com uma loja online, o mesmo não acontece – qualquer utilizador pode ir à sua loja na Internet e fazer uma compra, independentemente de onde estiver, o que significa que o seu alcance é extremamente mais amplo comparado à sua presença física.

Para além disso, há o impacto do mobile – isto é, da presença constante dos dispositivos móveis, sobretudo os smartphones. Com o acesso praticamente ilimitado à Internet em qualquer lugar ou qualquer situação, os utilizadores têm cada vez mais oportunidades de compra, sendo que o mobile é excecionalmente orientado para motivar o utilizador a descobrir o que precisa no momento em que precisa. Com um site e-commerce adaptado a dispositivos móveis, isto significa que, a qualquer segundo do dia, um novo utilizador pode encontrar o seu negócio e prosseguir com uma compra. Para quê esperar que novos clientes o descubram na rua quando pode estar sempre presente no momento exato em que precisam dos seus produtos?

Internacionalização

Prosseguindo do ponto anterior, o alcance do e-commerce não é limitado ao seu país de origem. Na verdade, uma loja online é uma verdadeira revolução para a internacionalização! Com uma loja online multilingue, não tem barreiras para as vendas – pode chegar a qualquer lado do mundo, a qualquer hora. Desta forma, o e-commerce expande o seu negócio e o seu alcance, superando qualquer limitação geográfica para trazer pessoas interessadas nos seus produtos de qualquer parte do mundo.

A loja está sempre aberta

Outra vantagem face às lojas físicas, e mais uma que torna o e-commerce cada vez mais indispensável, é o facto de não haver hora de fecho – a loja online está sempre aberta, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Isto significa que pode ter um cliente a qualquer altura, não estando limitado a que estes tenham oportunidade à hora em que a sua loja opera. Quando considera o facto de muitos utilizadores pesquisarem pelo que precisam a qualquer hora, inclusive durante a noite (altura em que, naturalmente, não encontrarão lojas físicas abertas), isto não é só uma vantagem conveniente – é mesmo um ponto diferenciador para o seu negócio.

Novas ferramentas de venda

Uma loja online não é igual a uma loja tradicional – é melhor. Tendo à sua disposição um elevado número de ferramentas digitais, desde A/B testing e heatmaps para avaliar as reações dos consumidores no seu site, a e-mail marketing e campanhas Pay-Per-Click para estimular as suas vendas, marketing automation para um processo de captação de clientes automatizado e muitas mais, existe um leque alargado de opções por explorar que podem tornar a sua loja online uma máquina automatizada de vendas. Este é o futuro real das vendas e só está disponível no digital, pelo que precisa de se adaptar e entrar neste mundo se não quer ficar para trás.

Se não estiver online, os seus concorrentes estarão

Este é um ponto fulcral – quanto mais tempo adiar a sua inevitável transição para um mundo adaptado ao digital, mais depressa os seus concorrentes podem passar à frente e estabelecer-se no primeiro lugar para a sua área. Embora hajam outros fatores relevantes que significam que o e-commerce não é uma simples “corrida às armas”, a verdade é que quanto mais cedo conquistar clientes, mais cedo pode conseguir a sua lealdade e estabelecer uma posição mais forte. E, claro, se não se adaptar ao online, não conseguirá sobreviver aos concorrentes que se expandirem por esta via.

Esperamos ter conseguido sensibilizá-lo para a importância do E-commerce no futuro do seu negócio e gostaríamos de ajudar ainda mais ao criar a sua loja online na Internet. Entre em contacto connosco e descubra como os nossos especialistas em E-commerce podem transformar o seu negócio!