As vantagens de desenvolver com HTML5

Blog_HTML5

Com a evolução contínua dos dispositivos móveis e as mudanças ao longo do tempo, torna-se cada vez mais importante encontrar uma solução de programação Web e mobile que consiga incorporar respostas às necessidades de ambos os paradigmas e às exigências cada vez mais complexas dos utilizadores.

O HTML5 é uma linguagem de programação que assenta exatamente nesse princípio: apresentar conteúdo consistentemente na web em todos os browsers, incluindo os browsers em dispositivos móveis. Isto não só a torna uma boa escolha para aplicações híbridas, como a estabelece como uma escolha ideal para apresentar conteúdos em qualquer tipo de dispositivo.

De seguida, apresentamos as principais vantagens de desenvolver com HTML5:

Está a tornar-se o novo standard

Como explicamos antes, dar resposta às necessidades tanto em computadores como em dispositivos móveis é uma das principais prioridades nos tempos que correm e, como o HTML5 foi criado a pensar na adaptabilidade e é suportado por todos os browsers modernos, é cada vez mais adotado por programadores e empresas. Como tal, o HTML5 é cada vez mais o standard da programação Web e mobile – o que também significa que evolui constantemente e oferece cada vez mais funcionalidades para criar experiências mais dinâmicas e inovadoras.

Oferece consistência em todos os browsers

Uma experiência consistente seja qual for o dispositivo ou tecnologia é cada vez mais vital, o que torna o HTML5 ainda mais apelativo por providenciar exatamente a solução para essa questão. Através do HTML5, criar um site ou sistema compatível entre diversos browsers é mais simples e traz melhores resultados.

É mais rápido e mais barato

Como o código criado em HTML5 pode ser usado em várias plataformas e dispositivos, logo não exigindo desenvolvimento especializado para cada plataforma, os custos de desenvolvimento tendem a ser menores. Para além disso, a própria manutenção é mais barata, já que uma alteração aplica-se a todas as plataformas, não exigindo manutenção individual de cada. Isto também significa que o desenvolvimento em si é mais ágil, perdendo menos tempo em considerações para cada plataforma.

Está adaptado para os tempos modernos

A acompanhar o HTML5 vêm outras evoluções tecnológicas como o CSS3, uma versão superior da linguagem usada para todo o desenvolvimento front-end – isto é, todo o lado visual e estético do desenvolvimento web. Todas as evoluções associadas ao HTML5 e ao CSS3 não só significam resultados muito mais avançados e modernos, como também estão soberbamente otimizados, significando menos código e, consequentemente, resultados não só mais avançados, como também muito mais rápidos.

Melhor experiência de utilizador (UX)

Um fator a nunca descurar, a experiência de utilizador (User Experience ou UX) é um dos pontos-chave do desenvolvimento Web e mobile, contribuindo para uma maior satisfação com o produto ou serviço e, subsequentemente, maior engagement e retenção, elementos sempre importantes ao analisar o mundo digital pelo prisma dos negócios. O leque alargado de opções que o HTML5 fornece a designers e programadores significa que o UX consegue ser cada vez mais avançado e aperfeiçoado, subsequentemente trazendo maior satisfação e melhores resultados.

Permite criações que antes eram (quase) impossíveis

Enquanto anteriormente era necessário depender de plug-ins externos como o Microsoft Silverlight e o Adobe Flash para várias funções, o HTML5 permite conseguir realizar as mesmas proezas e até mais de forma muito mais simples, limpa e uniforme. Funcionalidades como geolocalização, armazenamento de aplicação e animações complexas, entre outras, estão ao alcance do HTML5 através da API do JavaScript e do CSS3, simplificando e assegurando maior higiene no que toca ao código e ao software.

Também funciona offline

Um fator sobretudo importante para apps híbridas, mas também relevante quando quer assegurar que os seus utilizadores podem voltar a consultar o seu conteúdo mesmo sem uma ligação à rede, o HTML5 permite armazenar localmente código e conteúdo de aplicações web, o que significa que, após visitar uma vez o site ou descarregar uma app, não é necessário estar online para poder usufruir da sua funcionalidade.

É mobile-friendly

Nunca é demais reforçar: tudo o que referimos até ao momento posiciona o HTML5 como extremamente mobile-friendly, ou seja, adaptado e criado a pensar nos dispositivos móveis, os quais são cada vez mais prioritários. Apresentando conteúdo de forma responsiva entre browsers de desktop e browsers mobile, o HTML5 permite não só uniformizar as experiências, como garantir a melhor experiência móvel, um fator tão essencial que a própria Google o reitera como uma das chaves do desenvolvimento Web na atualidade.

Não há dúvida que o HTML5 é uma solução extraordinária para desenvolvimento Web e mobile consistente, apresentando um potencial ainda por explorar completamente. Não sendo a única solução existente, é uma opção fantástica se procura apresentar soluções consistentes em que o conteúdo apresenta sempre a mesma qualidade e experiência, independentemente da plataforma escolhida. Como tal, é uma linguagem de programação que tem sempre a marca de aprovação BloomIdea!