Análise do impacto dos diferentes tipos de publicações com link no Facebook

Análise ao impacto do novo algoritmo da feed de notícias do Facebook

No dia 21 de Janeiro de 2014, o Facebook lançou uma notícia destinada aos administradores de páginas, alertando os mesmos para uma alteração na distribuição das publicações no feed de notícias dos fãs.

Esta comunicação refere concretamente um tipo de publicação – link no Status – afirmando que o impacto deste tipo de publicações será reduzido perante os fãs e a sua distribuição no feed de notícias dos mesmos será afetada, sendo substituída por outro tipo de publicações.

Foi também afirmado que a partilha de link tem um maior impacto perante os fãs, aumentando assim o engagement da página, representando uma experiência mais visual e atraente para quem vê estas publicações no feed de notícias.

Ao ler estas declarações, surgiu a necessidade de estudar a atividade de uma das páginas dos nossos clientes, que se encontra na categoria lifestyle e que conta com aproximadamente 375.000 fãs. Com esta análise, pretendíamos confirmar o que foi afirmado pela rede social e responder assim a duas questões-problema:

  1. Continuar a publicar links incorporados no status vai afetar o impacto das publicações nos fãs?
  2. A partilha de links vai aumentar o impacto das publicações nos fãs?

Método

Para este estudo, analisaram-se três períodos diferentes.

1º Período – Análise de 3 publicações diárias tipo link no status durante 5 dias. Este período decorreu antes de o Facebook efetuar a já referida alteração. Foram analisados três aspetos relativos à publicação: alcance, impressões e cliques.

2º Período – Análise de 3 publicações diárias tipo link no status durante 5 dias. Por sua vez, este período decorreu após a alteração da rede social. Aqui, foram analisados os mesmos aspetos do primeiro período, de forma a ser possível analisar as diferenças entre estas duas temporadas.

3º Período– Análise de 3 publicações diárias tipo partilha de link durante 5 dias. Mais uma vez, foram analisados os mesmos termos. Assim, é possível confirmar se este tipo de publicação tem ou não maior impacto sobre os fãs, visto ter sido afirmado que estes despertavam um maior interesse nos mesmos.

Nota: Todas estas publicações foram efetuadas no seguinte horário: 1H30, 17H e 22H.

Para melhor se compreender esta análise, ficam as diferenças visuais entre os dois tipos de publicação: 

Imagem 1 – Exemplo publicação tipo link no status

Exemplo publicação tipo link no status

Imagem 2 – Publicação tipo partilha de link

Publicação tipo partilha de link

 

Continuar a publicar links incorporados no status vai afetar o impacto das publicações nos fãs?

 

Gráfico 1 – Análise do alcance das publicações durante os 2 períodos.

Gráfico 1 – Análise do alcance das publicações durante os 2 períodos.

Olhando para o gráfico 1, observa-se uma queda acentuada no alcance das publicações entre o primeiro e o segundo período. Como se esperava, o alcance das publicações diminuiu de forma drástica.

Tabela 1: Análise da variação percentual diária entre os dois períodos:

Fazendo uma média dos 5 dias, o alcance das publicações de link no status diminuiu em 48%, fazendo com que estas publicações cheguem a aproximadamente menos de metade do público que alcançavam anteriormente.

Gráfico 2 – Impressões das publicações

Gráfico 2 – Impressões das publicações

Ao observar o gráfico 2, percebemos que as impressões deste tipo de publicação também baixaram significativamente. Portanto, para além de aparecem no feed de notícias menos vezes, também são vistas por menos utilizadores.

Tabela 2: Análise da variação percentual diária entre os dois períodos:

Ao analisar a variação percentual das impressões diárias, observa-se que o segundo período apresenta uma grande queda face ao primeiro, sendo que em alguns dias, o declínio chega a ser superior a 50%. Fazendo uma média dos 5 dias analisados, as impressões deste tipo de publicação diminuíram em 52%.

Gráfico 3 – Cliques em publicações

Gráfico 3 – Cliques em publicações

Ao observar o gráfico 3, relativo aos cliques nas publicações com link no status, percebe-se uma queda nos cliques entre o primeiro e o segundo período. Embora esta tendência se note nas três análises, a alteração nos cliques foi a mais brusca.

Tabela 3: Análise da variação percentual diária entre os dois períodos:

Analisando a variação percentual diária, percebe-se, mais uma vez, uma queda violenta nos cliques em publicações, chegando a diminuir em 85% (terça-feira). Esta queda revela-se crítica, tendo em conta que, para além de reduzir o impacto da página, diminui também o tráfego do site para o qual os links direcionam. Em média, durante este 5 dias, os cliques em publicações diminuíram em 58%.

A partilha de links vai aumentar o impacto das publicações nos fãs?

É importante relembrar que na notícia emitida pelo Facebook, foi citado que as publicações com partilha de link teriam um maior impacto nos fãs, pois estes despertam uma experiência mais intensa e visual, aumentado assim o engagement da página.

Desta forma, surgiu a seguinte pergunta: Será que os posts de partilha de link aumentam realmente o impacto da página perante os fãs? Em forma de resposta, surge a necessidade de uma nova análise, desta vez a um terceiro período, em que foram publicados, no mesmo horário, posts tipo partilha de link.

Gráfico 4 – Análise do alcance das publicações nos 3 períodos

Gráfico 4 – Análise do alcance das publicações nos 3 períodos

 

No gráfico 4, analisámos os três diferente períodos. É importante recordar que no terceiro período as publicações foram feitas segundo a sugestão dada pelo Facebook, utilizando a partilha de link. No entanto, constata-se que, mesmo assim, o alcance é inferior ao primeiro período, antes da alteração efetuada pela rede social, onde o link era inserido nas publicações tipo status.

Relativamente ao segundo período, houve um aumento do alcance mas apenas nos dois primeiros dias de experiência.

Tabela 4 – Variação percentual ente o 1º e o 3º período:

A análise entre o 1º e o 3º período é de extrema importância porque, como já foi referido, os links foram partilhados de forma diferente. Ao contrário do que se esperava como resultado da alteração feita pelo Facebook, o alcance das publicações não aumentou, mas sim, diminuiu em média 54%.

Tabela 5 – Variação percentual ente o 2º e o 3º período:

Como é possível analisar na Tabela 5, nota-se um aumento no alcance das publicações, mas apenas na segunda e na terça-feira, fazendo com que o balanço continue negativo. Entre estes dois períodos, em média, o alcance caiu 9%.  

Gráfico 5 – Análise das impressões nos 3 períodos

Gráfico 5 – Análise das impressões nos 3 períodos

Relativamente às impressões das publicações, nota-se uma queda acentuada entre o 1º e o 3º período.

Comparando o 1º e o 2º período, nota-se uma subida nos dois primeiros dias, sendo que nos restantes dias as impressões caíram.

Tabela 6 – Variação percentual ente o 1º e o 3º período:

Ao analisar a variação percentual diária entre o 1º e o 3º período, percebemos que as impressões dos posts de partilha de link desceram. Fazendo uma média dos dias analisados, comprovamos uma queda de 63% das impressões dos posts.

Tabela 7 – Variação percentual ente o 2º e o 3º período:

Comparando o 2º e o 3º período, nota-se um aumento das impressões diárias, mas apenas na segunda e na terça-feira. Nos restantes dias, continua a notar-se um declínio no número de impressões. Fazendo uma média dos 5 dias analisados, verificamos uma diminuição de 19% no número de impressões semanais.

Gráfico 6 – Análise dos cliques nas publicações nos 3 períodos

Gráfico 6 – Análise dos cliques nas publicações nos 3 períodos

Através da análise do gráfico 6, percebemos que no 3º período surgem menos cliques em publicações do que no 1º período mas, em relação ao 2º período, os cliques em publicações aumentaram notoriamente.

Tabela 8 – Variação percentual ente o 1º e o 3º período:

Analisando a variação percentual entre o 1º e 3º período, percebemos que apenas em 1 dos 5 dias analisados (sexta-feira), os cliques foram superiores no 3º período.

Tabela 9 – Variação percentual ente o 2º e o 3º período:

Comparando agora o 2º e o 3º período, observa-se um aumento notório dos cliques no último período analisado, que em média, aumentaram 178%. No entanto, é necessário reforçar que mesmo com este aumento, o número de cliques nas publicações é inferior ao do primeiro período, portanto, antes de o Facebook efetuar alterações na distribuição das publicações das páginas.

Conclusões

Quando se trata de analisar o Facebook, sabemos que o resultado não deve ser considerado conclusivo. No entanto, apresentamos os resultados da análise à página em questão.

Continuar a publicar links incorporados no status vai afetar o impacto das publicações nos fãs?

Através deste estudo, que contemplou a análise de 3 importantes aspetos (alcance, impressões e cliques), chegou-se à conclusão que a alteração que o Facebook anunciou afetou realmente o impacto deste tipo de publicações nos utilizadores. Apareceram menos vezes no feed de notícias, foram vistos menos vezes e o número de cliques nos links também diminuiu.

A partilha de links vai aumentar o impacto das publicações nos fãs?

Através da análise dos 3 períodos em questão, percebe-se que comparando o 1º e o 3º período, o 1º (portanto, os links no status) alcançavam mais utilizadores, eram mais vistos e tinham mais cliques. No caso da página analisada, comparando os dois tipos de publicações, as de link no status causavam um maior impacto junto dos utilizadores. Concluí-se assim que, neste caso específico, a partilha de links não aumentou o impacto das publicações perante os fãs.