Como criar as contas necessárias para publicar apps iOS

Contas IOS

A App Store é um mundo de oportunidades ao seu dispor mas, antes de publicar a sua primeira app, é preciso criar as contas necessárias para tal, o que pode ser confuso e complicado. Para que o processo seja o mais simples e rápido possível, criamos este guia passo-a-passo para ajudá-lo a criar as contas de que precisa para que a sua app possa ser disponibilizada na App Store.

Para publicar a sua aplicação, precisará de três contas: Apple Developer, Apple Developer Program e iTunes Connect. Embora o processo possa ser algo complexo e exigir que recolha dados adicionais, resume-se essencialmente a 3 passos:

1. Crie um Apple ID

Para começar, aceda ao site de Apple Developer (https://developer.apple.com/) e selecione “Account” no menu. Verá que, para poder ter uma conta de Apple Developer, precisa primeiro de ter um Apple ID para aceder ao serviço.

Pode seguir imediatamente para a criação de um novo Apple ID através do botão “Create Apple ID” ou pode utilizar um Apple ID existente – se tiver um iPhone ou iPad, o mais provável é que já tenha um ID. No entanto, recomendamos a criação de um Apple ID distinto para fins profissionais, em vez de usar o seu ID pessoal existente.

2. Crie a sua conta de Apple Developer

Tendo em sua posse o ID, pode prosseguir iniciando sessão com as credenciais que acabou de criar.

Para criar a conta, terá de concordar com o acordo legal de Apple Developer, o qual também pode descarregar através deste link. Por norma, recomendamos sempre ler atentamente o acordo devido ao seu estatuto legal.

Assim que concordar com os termos e condições explicados, a sua conta de Apple Developer ficará criada!

3. Inscreva-se no Apple Developer Program

Ao aceder pela primeira vez à sua conta de Apple Developer, verá que tem uma opção “Join the Apple Developer Program”. Precisará de aderir a este programa para publicar a sua aplicação iOS, já que é através deste serviço que a Apple leva a sua aplicação aos consumidores por todo o mundo. Para aderir, pode seguir o link https://developer.apple.com/programs/enroll/ para começar a sua inscrição. Tenha em conta que, à data da criação deste artigo, a participação no Apple Developer Program exige uma subscrição de 99 dólares por ano.

O primeiro passo do processo de inscrição no Apple Developer Program será definir se está a fazer a sua inscrição individualmente, isto é, como pessoa singular ou entidade unipessoal, ou enquanto organização. Para se registar como organização, vai precisar que a sua organização tenha o estatuto de entidade legal e que tenha um D-U-N-S® Number, um número identificador da sua organização que é providenciado pela Dun & Bradstreet. Caso não tenha um D-U-N-S® Number, pode fazer o pedido no site da Dun & Bradstreet – tenha em conta que o pedido poderá demorar entre 5 a 30 dias úteis. Caso já tenha um D-U-N-S® Number, pode consultá-lo no próprio site do Apple Developer Program ou no site da Dun & Bradstreet.

Após selecionar se é uma inscrição individual ou como organização, deverá preencher um formulário e concordar novamente com um novo acordo legal (o qual pode consultar aqui). Assim que terminar o preenchimento, concordar com os termos e condições e prosseguir, ser-lhe-á apresentado o custo da subscrição para o primeiro ano, tendo inclusive a hipótese de selecionar renovação automática. A partir daí terá de iniciar novamente sessão com o seu Apple ID e poderá proceder com o pagamento.

Assim que conclua o pagamento, a sua inscrição está feita! Terá de aguardar algum tempo para a Apple processar a sua inscrição, mas em breve receberá dois e-mails: um e-mail a confirmar a sua inscrição no Apple Developer Program e outro a informar que lhe foi criada uma conta para o iTunes Connect, o portal através do qual pode fazer a submissão da app.

Terminado este terceiro passo, tem agora acesso a todas as contas que requer para colocar a sua app para iOS na App Store! O processo de publicar a app em si exige alguns conhecimentos mais técnicos, mas estamos disponíveis para ajudar desse lado. O mais importante é que agora pode finalmente disponibilizar as suas aplicações móveis para qualquer lugar do mundo e qualquer utilizador iOS!

Se procura criar também uma conta para publicar aplicações de Android, pode consultar o nosso guia aqui. E, claro, se procura uma equipa para desenvolver a sua aplicação, entre em contacto connosco!