10 dicas para uma descrição criativa e funcional nas app stores

10 dicas para uma descrição criativa e funcional nas app stores
20 . Novembro . 2019
  • marketing digital
  • Aplicações móveis

Quer ver o seu aplicativo se destacar dos demais na App Store e Google Play? Além de desenvolvê-las com funcionalidades incríveis, uma descrição criativa lhe dará destaque, atraindo os usuários para download, aumentando também o potencial da decisão de compra por parte dos clientes. A descrição é exibida na página de detalhes do aplicativo, nos resultados de pesquisa e em listas de algoritmo, sendo que as primeiras linhas têm como função explicá-lo, prender a atenção e envolver quem está prestes a fazer download. Veja 10 dicas de como escrever uma descrição criativa e funcional para garantir infinitos downloads de seu app.

App na App Store da AppleApresentação de uma app na App Store através do iPad

1. A primeira impressão é a que fica

Precisamos dizer que o início da descrição de um aplicativo é a parte mais importante para envolver e convencer o usuário a fazer download ou um comprador a adquiri-lo? Ao escolher as primeiras frases da descrição do seu app pense no que gosta de ouvir: quando entra em uma loja para comprar determinado produto, o que é que o vendedor lhe fala que é capaz de envolvê-lo na compra? Ou quando participa de uma entrevista de emprego, quais são as primeiras frases que utiliza para impressionar o recrutador? Inspire-se e pense nas duas ou três frases que podem apresentar e explicar de forma criativa e funcional o seu app para que a primeira impressão seja envolvente e convincente.

2. Otimizar o espaço da descrição

O que irá escrever após a descrição inicial? Otimize este espaço e descreva os benefícios adicionais que possam valorizar ainda mais o seu aplicativo. Lembre-se de incluir todas as informações detalhadas, inclusive as de acordo com a legislação dos países em que está distribuindo o seu aplicativo.

3. Praticidade

Muitas pessoas irão passar pelo seu aplicativo dando uma rápida espreitada na descrição. Como chamar a atenção de olhos a 100 km por hora? As opções são várias: pode dividir a descrição em parágrafos curtos, dividir por itens, numerar de acordo com a relevância das informações, adicionar uma lista de recursos, incluindo símbolos (✔)… Avalie qual é a forma mais criativa e funcional para mostrar de forma prática o que o aplicativo faz de melhor.

4. Linguagem envolvente e próxima

Qual será o perfil do seu aplicativo? Uma dica muito criativa e funcional é usar uma linguagem como se o aplicativo fosse uma pessoa, diferenciando-o dos concorrentes. Lembre-se do diálogo que tem com os amigos quando está no café: que tom e que palavras costuma usar ao falar com uma pessoa que deseja impressionar? Use estas formas de falar para desenvolver uma linguagem única e próxima que incentive os usuários a fazerem downloads de seu app! Evite o uso de uma linguagem seca ou automática, defina se o seu aplicativo possui um estilo casual ou bem descontraído e seja amigável acima de qualquer palavra!

App na App Store da AppleApresentação de uma app na App Store através do iPhone

5. Palavras na medida certa

Quantas palavras são necessárias para descrever o seu aplicativo? Um app mais complexo precisa de informações mais detalhadas, ao contrário de um que, com apenas os caracteres do Twitter, possa se promover. Lembre-se que independente da quantidade de palavras, a descrição de um aplicativo precisa ser lida rapidamente. A medida certa é o uso de 200 palavras, mas você pode adicionar outras informações relevantes para envolver o usuário interessado nas explicações adicionais de um app. Embora tenha essa possibilidade, isso não significa que pode usar as palavras sem medida, tente ser cauteloso na matemática e fique bem longe do limite de até 4.000 palavras.

6. Estética da descrição

Tenha atenção às dimensões de espaço ao compor a descrição de um aplicativo para que a estética de apresentação não fique prejudicada. Avalie a quantidade de palavras utilizada em cada frase da descrição do app para que estas sejam facilmente adaptadas nas medidas de qualquer dispositivo móvel. Lembre-se que as descrições podem estender-se até três frases antes de serem ocultadas pelo botão "More" ou "Ver Mais", por isso, é importante que a descrição de um app seja criativa e bem apresentada. Esta é mais uma dica que influencia na estética e na funcionalidade da descrição de um app.

App na Play Store do GoogleApresentação de uma app no Google play

7. Transparência na versão light

O aplicativo terá uma versão light? Então explique como ele funcionará para que os usuários compreendam, de forma muito clara, quais são os recursos limitados e a quais terão acesso.

8. Uma espreitadela nos concorrentes não faz mal a ninguém

Antes de finalizar a descrição do seu aplicativo dê uma espreitada nos apps concorrentes. Observe como são descritos, a linguagem que utilizam, a quantidade de palavras necessárias para os descreverem, etc. Faça desta espreitadela uma pista para saber como se diferenciar da concorrência.

9. Gramática

Em uma descrição com poucas frases não pode haver se quer uma palavra que comprometa a credibilidade e qualidade do seu aplicativo. Revise as palavras antes de publicar a descrição de um app! Considere o uso de letras maiúsculas apenas para início de frase e lembre-se que o uso de pontuação incomum pode causar dificuldade na leitura, devendo ser uma pontuação criativa, funcional e prática para acompanhar os olhos a 100 km por hora.

10. Cada link em seu lugar

Lembre-se que na descrição de um aplicativo não é possível acessar URLs. Por isso, evite adicionar links neste espaço, quer seja para o site de um app ou para a política de privacidade. Se faz questão de incluí-los, adicione-os nas áreas designadas, as quais são fornecidas durante o processo de envio.

Por Naiara Back

Twitter

Facebook