12 técnicas para conseguir mais fãs no Facebook

12 técnicas para conseguir mais fãs no Facebook
28 . Janeiro . 2014
  • facebook
  • social media marketing

Para angariar fãs no Facebook é necessário que se perceba que, por mais técnicas que outros já tenham experimentado, vai ter sempre que as adequar à sua página e ao tipo de negócio em questão.

Em seguimento, é ainda importante a atitude enquanto social media manager, pois deverá saber que a base de todo o sucesso é conseguido através de tentativa-erro.

No entanto, existem muitas técnicas e táticas que já tendo resultado para muitas páginas, servem como uma espécie de guia para quem quer ter um grande número de fãs na sua página.

1. Anúncios pagos

Os anúncios pagos são a forma mais fácil e rápida de fazer crescer o seu número de fãs. No entanto, é necessário ter orçamento para investir, pois o investimento necessário dependerá do tipo de página, do sucesso dos anúncios feitos e de quanto o Facebook cobrar por “Gosto”.

Portanto, realizar campanhas no Facebook pode-lhe trazer um sucesso mais rápido no seu objetivo, mas se desejar conseguir atingi-lo sem custos, existem outras técnicas que poderá aplicar e que, embora mais lentas, trazem mais fãs para a página de forma orgânica.

2. Sugestão da página a amigos

Um dos melhores pontos de partida para conseguir fãs para uma página do Facebook, é começar por sugerir a página aos seus amigos. Para sugerir aos amigos, tem que selecionar o seu perfil como estado atual e a partir do mesmo aceder à sua página.

Do lado direito da página surge uma secção em que é possível convidar os seus amigos a gostar da página que sugere, podendo fazer uma seleção dos que considera pertinente convidar.

Convidar amigos no FacebookConvidar amigos no Facebook

3. Enviar convite para gostar da página por email

Uma das formas mais fáceis para começar a angariar mais fãs para a sua página será enviar um convite por email. Na opção “Criar um público” pode enviar um convite para a sua lista de emails, convidando-os a tornarem-se fã da página.

Uma sugestão por parte de um amigo ou contacto conhecido suscitará mais facilmente a curiosidade dos seus contactos.

Convidar amigos por emailConvidar amigos por email

4. Realizar um passatempo

Realizar um passatempo na página do Facebook é uma das formas de conseguir mais fãs e até mesmo um maior engagement por parte dos fãs já existentes. Desta forma, o passatempo irá dinamizar a página, levando a que os fãs que interagem com ela a exponham aos seus amigos através do surgimento desta interação na feed de notícias dos amigos.

Esta é uma ação que geralmente é bem-sucedida, desde que se consiga um prémio atrativo e de acordo com os interesses do público-alvo e da respetiva página.

No entanto, para realizar um passatempo no Facebook é necessário que se informe acerca das regras da realização de passatempo nesta rede, bem como a nova atualização destas regras, pois existem muitos passatempos a decorrer online que não cumprem as regras na totalidade, colocando as páginas em risco de serem bloqueadas pelo próprio Facebook.

Portanto, poderá inspirar-se em outros concursos que estará certamente habituado a ver, mas siga as regras.

Se gostaria de saber mais sobre como aumentar o seu número de fãs através de passatempos no Facebook poderá ler as dicas neste artigo do blog de Jon Loomer.

5. Colocar uma tag em fotografias e vídeos de amigos ou pessoas relacionadas com a página

Colocar a tag do nome de amigos ou de pessoas que estão de alguma forma relacionadas com a página, por exemplo, que tenham comparecido em algum evento ou que tenham interagido com a mesma, é uma boa forma do seu conteúdo surgir na página destas pessoas, bem como na feed de notícias dos seus amigos.

Além de estar a expor a página às pessoas incluídas nas tags e aos seus amigos, estará a informá-los da sua existência, o que poderá reverter em vários gostos para a página.

Uma das melhores hipóteses desta tática será que as pessoas identificadas nas tags gostem tanto da página que a sugiram aos seus amigos, daí a máxima importância do cuidado que deve ter com o conteúdo publicado relativamente a coerência e relevância.

6. Colocar uma caixa de fãs do Facebook no website ou blog

No caso de já ter um website ou um blog para a página do Facebook, uma das melhores formas de divulgar a página é colocar uma caixa de fãs do Facebook. Desta forma, todos os visitantes do seu website/blog podem ter acesso à sua página e desta forma fazer gosto direto no Facebook a partir do website/blog.

 

Esta é uma forma fácil e segmentada de fazer crescer a sua página. Uma vez que os visitantes já têm interesse nos temas abordados no website/blog, terão também interesse nos conteúdos da respetiva página no Facebook.

Com um público-alvo segmentado será mais fácil construir uma página com um bom engagement, bem como será mais fácil gerar interação. Pessoas interessadas nas temáticas dos posts, certamente gostarão de receber informações suas na sua feed de notícias.

7. Promoção Cruzada (Cross Promoting)

A promoção cruzada consiste na partilha da sua página do Facebook em outras redes sociais em que também já esteja presente. Por exemplo, se já tem uma conta no Twitter, YouTube ou outras redes sociais com alguns seguidores, poderá realizar a partilha da página e conteúdos da mesma nestas redes.

Esta é uma excelente forma de dar a conhecer a página no Facebook e aumentar o número de fãs, pois estará a espalhar na internet a existência da sua página e ainda de uma forma segmentada e autorizada (sem ser considerado SPAM).

8. Produzir bom conteúdo não chega

Hoje em dia, a quantidade de informação disposta online e offline é imensa e por isso todas as pessoas têm a necessidade de filtrar aquilo que leem e onde despendem o seu tempo.

Para cativar a atenção e levar as pessoas a fazer um Like na sua página terá que ter conteúdo mesmo muito bom, que as pessoas irão partilhar e comentar. Incluir um call to action, pedindo a opinião dos seus fãs, partilhar listas de coisas e “how to”, apelar à emoção, incitando à partilha da informação disponibilizada, bem como infogramas e imagens criativas podem ser boas alternativas.

9. Posts Cruzados (Cross Posting)

Posts cruzados podem ser uma boa solução para atrair mais fãs para a sua página. No caso de ter mais páginas no Facebook, pode fazer promoção destas páginas umas nas outras, bem como a partilha dos seus conteúdos, desde que faça sentido.

Caso não tenha mais páginas, poderá propor a outras páginas similares uma troca de partilha das próprias páginas ou de conteúdos das mesmas, propondo uma parceria.

Uma outra forma muito utilizada é colocar o link da sua página em comentários de outra páginas que abordem os mesmos temas, mas deverá ter algum cuidado pois este tipo de ações pode ser considerado SPAM.

10. Espalhar o link da sua página de todas as formas possíveis

Dar a conhecer a sua página a todas as pessoas que interagem com o seu projeto é uma boa forma de aumentar o número de fãs. No caso de ter um website ou blog, deverá colocar o link da sua página no Facebook na newsletter, bem como na assinatura do seu email, em cartões de negócios, em brochuras e em todo o merchandising que tenha associado ao projeto.

Para que seja uma técnica mais efetiva, deverá ter um URL da página do Facebook customizado, que deverá ter (com) o nome da página incluído ou do projeto ou de algo relacionado, como por exemplo: https://www.facebook.com/Adoeci (que corresponde ao próprio nome do site, Adoeci).

11. Publicar posts com frequência

Para se manter na memória dos seus fãs, deverá publicar pelo menos um post por dia e aumentar o número de posts diários consoante o tipo de página. Existem páginas onde faz sentido um maior número de posts diários, por exemplo, jornais, pois são aglomeradores de informação e esse é o papel deles, informar. No entanto, existem outros projetos em que é favorável um menor número de posts, caso contrário corre o risco de se tornar cansativo e se tornar um site não desejado.

É importante que os posts sejam relevantes e tenham valor para as pessoas que os recebem na news feed, caso contrário, além de não receber qualquer interação por parte dos fãs, estes posts podem conduzi-lo no sentido inverso, isto é, em vez de gerar mais fãs poderá levá-los a abandonar a página.

12. Usar a função “Ver as Estatísticas” no Facebook

Por fim, é importante que se verifique continuamente o que está a funcionar e o que, pelo contrário, não está a converter em resultados.

Por partes, é importante que analise qual o tipo de público que quer atingir para perceber quais os seus interesses. Por exemplo, se são mais do género feminino ou masculino, em que país ou até mesmo cidade se localizam a maioria destes, etc.

Perceber os seus fãs ajudará na criação de bom conteúdo, bem como da linguagem ou voz que terá que assumir para ter uma página bem-sucedida, pois certamente não usará as mesmas expressões para todas as faixas etárias, por exemplo.

É importante que se perceba qual o alcance de cada post e perceber quais os que têm maior engagement e apostar mais nos conteúdos que melhor funcionaram na sua página em concreto, bem como identificar o pico dos seus posts, ou seja, a que horários os posts geram maior interação.

O Facebook mostrará a sua página e os seus posts consoante a sua relevância para os seus fãs e daí a importância de gerar gostos, comentários e partilhas.

Por Daniela Correia

Twitter

Facebook