Como o embalamento dos produtos pode potenciar as vendas no e-commerce

Como o embalamento dos produtos pode potenciar as vendas no e-commerce
11 . Março . 2019

Sabia que com um gesto tão simples quanto acrescentar uma peça adicional ao pacote do seu cliente, pode impulsionar o seu negócio? Os packaging inserts são uma surpresa que promove a fidelização dos seus clientes, a criação da identidade da sua marca e fazem com que se torne mais competitivo face à concorrência.

Além de ser mais rentável vender a clientes fidelizados do que procurar constantemente novos clientes, é também mais provável vender a quem já o fez uma vez. Por este motivo, o marketing orientado a clientes, e não a potenciais clientes, é fundamental.

Os packaging inserts são um excelente método de publicidade, e que podem melhorar as suas vendas e o seu lucro. Porque as primeiras impressões contam, e muito, além do aspeto do seu pacote de envio, o conteúdo é também fundamental. Assim, neste artigo explicamos-lhe porque são importantes os packaging inserts no e-commerce, e como os pode utilizar para impulsionar o seu negócio.

Porque são tão importantes:

  • Promovem a fidelização de clientes

    No momento de unboxing, os packaging inserts são uma surpresa agradável que fazem o cliente sentir-se especial, assim, a probabilidade de fidelização pode aumentar, já que o cliente terá mais probabilidade de voltar a comprar a uma marca que o valorize;
  •  

  • São low-cost

    Não precisa de adicionar itens muito caros para obter um retorno, e, de facto, é possível gastar pouco e ainda assim obter um bom lucro. Além disto, não paga mais por inseri-los no pacote, os custos dos portes já estão suportados na compra, e o melhor que tem a fazer é potenciar o envio e transmitir a sua mensagem sem custos adicionais;
  •  

  • São highly targeted

    Os packaging inserts podem ser mais orientados a objetivos específicos e personalizados, uma vez que já conhece o cliente, pode escolher o tipo mais adequado aos gostos do cliente, aumentando a probabilidade de ter sucesso em vendas futuras;
  •  

  • Promovem a oportunidade ideal para cross-selling

    Se já sabe o que o seu cliente adquiriu, pode tirar partido dessa informação e promover outros produtos complementares que sejam do interesse do comprador;
  •  

  • Podem ajudar a movimentar inventário

    Se dispõe de mercadoria que tem tido dificuldade em vender, transforme esse custo em despesa de marketing e use esse inventário, de outra forma estagnado, para reforçar a relação com os seus clientes atuais.

Tipos de packaging inserts:

Pode parecer simples, mas a escolha do packaging insert ideal para o seu negócio deve ser bem ponderada. Abaixo deixamos-lhe algumas opções, certifique-se de que experimentou diferentes tipos até decidir qual o ideal para o seu negócio.

  • Cartões de agradecimento

    Um método simples, rápido e barato, os cartões de agradecimento são um gesto de apreciação, que cria proximidade com o cliente. Se o número de encomendas permitir, é exequível que os faça à mão; porém, se não conseguir fazê-lo, imprima um template padrão e acrescente apenas o nome do cliente, ou uma assinatura. Isto vai aumentar o impacto que tem sobre o cliente, resultando numa maior aproximação e intimidade.
  •  

  • Cupões de desconto

    Ao contrário dos e-mails com ofertas de desconto, os cupões inseridos nos pacotes de envio serão certamente vistos pelo cliente, e não atirados para "spam". Assim, os cupões que insere no pacote tornam-se mais viáveis, pessoais e eficientes. No entanto, deve escolher o que melhor se adapta ao seu negócio, e estes podem ser de vários tipos:

     

    • Cupões de oferta de portes de envio na próxima compra;
    • Cupões de oferta de um desconto (em percentagem ou numerário) na próxima compra;
    • Cupões de oferta de desconto para amigos – promove o eficaz método de "word-to-mouth" marketing;
    • Cupões de oferta de um artigo, ou desconto num segundo artigo de uma próxima compra;
    • Etc.
  •  

  • Amostras e brindes

    Ao dar ao seu cliente um “presente” juntamente com o artigo que adquiriu, estará a dizer-lhe que é importante para o seu negócio, e o cliente ficará agradado e surpreendido.
    Os brindes ou amostras não precisam de ser caros, e, dependendo do seu tipo de negócio, é provável que os seus fornecedores os concedam gratuitamente. Em todo o caso, não precisa de gastar muito para oferecer um objeto do quotidiano que o seu cliente irá achar útil e que será um lembrete da sua marca e dos seus produtos.
    Esta é também uma boa oportunidade para escoar artigos que tenha tido dificuldade em movimentar, trazendo a vantagem de se “livrar” de inventário, transformando os custos de produção em despesas de marketing que podem trazer lucro.
    Também com isto promove o cross-selling, já que pode fornecer ao cliente uma lista de “exclusivos” nos quais pode estar interessado, ou até oferecer uma amostra desse mesmo produto, promovendo a sua venda no futuro.
  •  

  • Feedback e partilha de conteúdo

    Também pode pedir ao seu cliente que deixe o seu feedback - no seu website ou fórum, ou nas redes sociais - impulsionando a promoção da sua marca e criando o tipo de marketing mais eficiente: a recomendação de outro cliente.

Estas são as nossas sugestões, porém, não deve deixar de ser criativo e procurar adaptar as suas ofertas ao seu mercado de atuação, já que a identidade da sua marca só pode ser vincada por si. Algumas das recomendações que podemos acrescentar são as de utilizar sempre material de qualidade; mencionar o nome do seu cliente e possíveis interações futuras; e ser atencioso, cordial e amável, mas sempre com profissionalismo.

Conclusão

Os packaging inserts pretendem acrescentar valor, quer ao produto, quer à marca, ao exceder as expectativas do cliente, e adaptando a oferta certa ao público certo. Para maximizar as vantagens, o ideal é que experimente vários tipos e analise os resultados para decidir qual o que melhor se adapta ao seu negócio – no final, pode até decidir que o mais rentável é aplicar vários tipos de packaging inserts para diferentes circunstâncias.

Este é um método rápido e barato de aumentar o número de clientes e fidelizá-los. Por ser tão pouco dispendioso e com tão grande potencial, este método funciona para empresas de várias dimensões. Porém, tenha em mente que o seu negócio só prospera com dedicação, e a procura que gerar irá depender da dedicação que investir nele.

Para saber mais sobre como desenvolver ou impulsionar o crescimento do seu negócio online, visite o nosso blog, ou contacte-nos.

Twitter

Facebook