20 Ideias para Passatempos no Instagram

Telemóvel

Depois de termos partilhado algumas técnicas e combinações para organizar e promover passatempos no Instagram, vamos mais além e deixamos sugestões concretas de passatempos que poderá ter em consideração na hora de utilizar este tipo de conteúdo para atingir os objetivos.

  1. Sorteio simples

    Pode ser uma combinação de “Partilha + Gosto”, ou “Gosto + Comentário” ou “Partilha + Identificar amigos”, etc. Nestas campanhas, o propósito é bastante simples: criar engagement e chegar a mais público.

  2. Promover um concurso de fotografias

    Se se aplicar ao conceito da sua marca, pode pedir aos seus seguidores que, nos seus perfis pessoais, partilhem fotografias com os produtos da sua marca (ou relacionadas com eles). Neste caso, além de estar a promover a criação de conteúdo, estará a levar a sua marca aos amigos dos participantes.

  3. Criar a descrição para uma publicação

    Esta é uma forma criativa e divertida de criar engagement. Pode oferecer um produto ou serviço à resposta mais criativa, enquanto atrai para o seu perfil novos seguidores interessados em ganhar (ou em deixar um comentário engraçado!).

  4. Criar um slogan para a marca

    Esta proposta diz claramente aos seguidores que a opinião deles é importante. Pedir-lhes que partilhem as suas ideias, nos comentários, por exemplo, não só vai criar engagement, como vai dizer-lhe o que os seus seguidores pensam da sua marca.

  5. Criar o logótipo da marca ou a embalagem para um novo produto

    Assim como na proposta anterior, pedir estas interações aproxima a sua marca do seu público e dá-lhe uma perceção de como ele vê a sua marca.

  6. Passatempos periódicos

    Ao criar passatempos periódicos (semanais, mensais, semestrais, anuais, etc.) está a dizer aos seus seguidores que vale a pena seguir a sua página já que há sempre qualquer coisa que eles podem ganhar com isso. Esta é uma boa forma de testar o tipo de conteúdo que melhor resulta e quais os produtos mais procurados pelos consumidores.

  7. Votações nos comentários

    Esta é uma boa forma de criar engagement e conhecer as preferências do público. Ao mostrar, por exemplo, três dos seus produtos, pode tentar perceber qual é o favorito dos seus seguidores, e anunciar que o produto mais votado será o sorteado.

  8. Passatempos flash no Instagram Stories

    Esta é uma proposta mais arrojada, pois dura apenas 24h. Pode fazer um passatempo de curta duração, apenas nas histórias, em que pede respostas ou partilhas. Além de testar a recetividade dos seus seguidores, pode testar qual o impacto do seu Instagram neles e perceber se os seus seguidores veem as suas stories.

  9. Passatempos que levem as pessoas à loja

    Este tipo de passatempos pode promover, por exemplo, descontos em % a quem visitar a loja e comprovar que partilhou uma determinada publicação, fez gosto, etc. – isto irá promover a compra na sua loja e será, também, um pequeno empurrão para quem ainda não conhece os produtos.

  10. Campanhas de aniversário

    Há poucas coisas tão pessoais como esta data, por isso, aproveite-a para criar intimidade com os seus seguidores oferecendo-lhes um produto/serviço e mostrando-lhes que são importantes.

  11. Passatempo por atingir um determinado número de seguidores

    Esta é uma campanha onde pode promover a ligação com os atuais seguidores. Promovendo um passatempo válido apenas aos seguidores já existentes para celebrar a marca dos 10.000 seguidores, por exemplo, estará a valorizar o seu apoio.

  12. Parceria com outra marca

    Ao aliar-se a outra marca, estarão ambas a promover a “troca de seguidores”. Estas campanhas têm o risco de não garantirem a permanência dos seguidores no final do passatempo, mas podem ser uma boa oportunidade para aumentar o seu alcance e mostrar a sua marca. As regras podem ser, por exemplo, seguir ambas as páginas.

  13. Parceria com influencers

    Estes passatempos podem decorrer no instagram da sua marca ou do influenciador digital que escolher. A ideia é atrair os seguidores deste último à sua página enquanto lhes oferece um dos seus serviços/produtos. As regras podem ser, por exemplo, seguir ambas as páginas.

  14. Lançamento de novo produto

    Uma excelente forma de promover um novo lançamento é anunciando um passatempo. Pode criar o passatempo ainda antes do lançamento e criar “exclusividade”, garantido ao vencedor que conhecerá o produto antes de toda a gente. Este tipo de abordagem pode funcionar melhor quando a imagem da sua marca já se encontra bem consolidada.

  15. Campanhas especiais

    O que têm em comum o Natal, o Dia do Pai, a Páscoa, …? É nestas alturas que aumentam as vendas em qualquer negócio. Um passatempo é uma boa forma de promover a sua marca e os seus produtos em épocas fulcrais.

  16. Porque merece vencer?

    Incitar comentários perguntando aos seguidores porque merecem vencer vai criar engagement na sua página enquanto o deixa conhecer mais intimamente o seu público.

  17. Passatempos a longo prazo

    Este é um exemplo de tentativa arriscada e que deve ter uma recompensa à altura. Pedir, por exemplo, que comentem, façam gosto ou identifiquem diferentes amigos em todas as publicações da vossa página durante um determinado período de tempo, é uma boa forma de garantir que os seus seguidores estão atentos à sua atividade.

  18. Pedir para preencher um espaço em branco

    Pedir aos seus seguidores que completem frases, por exemplo, pode ser uma forma divertida de gerar atividade na sua publicação. Uma boa opção é incitar ainda à identificação de um amigo. A resposta mais criativa ou acertada pode ser a vencedora.

  19. Fazer trivia sobre a marca e premiar os fãs

    No caso da sua marca já se encontrar bem consolidada no mercado ou de já ter um número significativo de fãs, faz sentido premiá-los ao fazer uma “seleção” de pessoas que realmente conhecem a sua marca. Assim, está a dizer ao seu público que é importante para si e que será recompensado por isso.

  20. Passatempos para recrutar

    Fazer um passatempo em que promove uma proposta de emprego, por exemplo, é uma boa forma de garantir que o seu futuro funcionário conhece a sua marca. Esta proposta deve, no entanto, ser bem idealizada e ir de encontro à forma como a sua marca comunica, mas pode ser a forma ideal de recrutar uma mente criativa, por exemplo.