Como utilizar os passatempos para aumentar a notoriedade da marca

Como utilizar os passatempos para aumentar a notoriedade da marca
28 . Outubro . 2019
Como utilizar os passatempos para aumentar a notoriedade da marca

Se acredita que a sua marca pode aumentar a sua pegada digital, ter mais impacto nos seguidores e ser uma verdadeira máquina de vendas a partir das redes sociais, mas ainda não sabe como lá chegar, temos uma sugestão: realização de passatempos no Instagram.

O Instagram é uma excelente rede para promover a sua marca e criar uma comunidade, e a melhor forma de agradar os seus potenciais clientes é dando-lhes o que eles querem: quem não gosta de ganhar passatempos e receber presentes?

Assim, junte o útil ao agradável e avance com uma sugestão que não só cria engagement e notoriedade, como faz com que aumente o seu alcance e tráfego, enquanto o aproxima do seu público e promove a sua marca. Ao fazer um passatempo, a sua página terá mais visitas, mais partilhas, mais interação e mais reconhecimento.

Defina o seu objetivo

Existem abordagens diferentes para diferentes objetivos. O seu objetivo é gerar mais engagement? Aumentar o número de seguidores? Aumentar a notoriedade da marca? Promover a criação e partilha de conteúdo?

Diferentes métodos resultam em diferentes resultados, por isso é importante que perceba qual é o seu objetivo antes de decidir como funcionará o seu passatempo.

Planeie o Passatempo

É fulcral nesta fase que conheça bem o seu público-alvo e perceba o que ele está disposto a fazer para ganhar. Aliás, só conhecendo bem o seu público poderá saber o que lhe interessa conseguir! Falhar neste passo pode deitar por terra todo o objetivo do passatempo.

Selecione o prémio

O prémio deve ser do interesse do público e nunca deve ser um mistério. O que motivará as pessoas a participar é a garantia de uma retribuição compensatória, por isso, a escolha do prémio é muito importante.

O prémio deve ser sempre proporcional à quantidade de “trabalho” que a participação no concurso implica. Quanto mais passos o concurso exigir, mais compensatório deverá ser o prémio - caso contrário, o público não verá valor em concluir todos os passos.

Quanto à escolha, é importante que sorteie um produto seu, ou no qual a sua marca teve um impacto, pois sortear um produto que não é seu pode resultar na perda de seguidores no final do passatempo. Por outro lado, sortear um produto da sua marca atrai os seguidores interessados naquilo que ela produz e pode resultar na compra desse produto no futuro.

Deixamos-lhe algumas sugestões: um produto da sua marca (best seller, novo lançamento, produto que pretende escoar), um gift basket, uma experiência relacionada com a sua marca, pontos de fidelidade, assinatura grátis de um dos seus serviços, voucher (em numerário ou percentagem), etc.

Defina limites

É importante que seja explícito quanto ao número de vencedores e de prémios a sortear. As regras devem ser sempre claras e esta parte é essencial. Seja um produto para 5 vencedores, um único vencedor de 3 produtos ou vários produtos para vários vencedores, todos os números devem ser exatos e precisos.

Também o prazo deve estar bem explícito. Anunciar diretamente quando começa e termina o passatempo é essencial e, ao criar um cenário de “urgência”, pode gerar mais interação - o público irá sentir mais necessidade em participar de imediato, sem grandes ponderações.

Determine as regras e condições de participação

É importante que as instruções do seu passatempo sejam claras e preferencialmente curtas. A publicação deve conter todas as regras de participação de forma direta, apelativa e fácil de compreender.

É importante que siga as leis da sua região e do Instagram, e que seja explícito quanto às regras. Nesta fase, deve anunciar de forma clara para quem é dirigido o passatempo, ou seja, quem pode participar (explicitando qualquer restrição), quantas vezes se pode participar e de que forma é possível fazê-lo.

Exemplos de regras mais comuns:

Depois de perceber que tipo de passatempo se aplica ao seu negócio, é importante escolher uma das seguintes formas (ou combinar várias). Estas “técnicas” podem ser combinadas de acordo com o objetivo da sua marca, por isso não se deixe limitar - dê asas à inspiração e crie uma oportunidade personalizada que vá ao encontro do que procuram os seus seguidores.

  1. Gostar de uma publicação: Esta é talvez a forma mais comum e mais fácil de participar. Ao pedir aos seus seguidores que apenas façam gosto numa publicação, é mais provável que haja maior adesão. No entanto, esta solução não irá resultar num aumento significativo do engament, por isso sugerimos que a associe a outra.
  2. Seguir a página do Instagram: Este passo é crucial e aconselhamos que seja sempre uma das regras, já que, como mencionamos acima, é importante que o passatempo se traduza num aumento de seguidores. Nesta altura, é importante que a sua presença online seja distintiva e constante, de forma a criar um impacto positivo nos novos seguidores e a garantir mais facilmente que estes se mantêm ligados à sua marca.
  3. Identificar amigos nos comentários: Aqui, os seguidores são incitados a identificar amigos nos comentários da publicação, o que atrai novos seguidores. Identificar amigos significa atrair mais público para a sua página, aumentando a notoriedade da marca e chegando a possíveis novos clientes.
  4. Deixar um comentário: Independentemente de identificar os amigos ou não, uma boa forma de criar engagement é apelar aos comentários na publicação. Quanto mais comentários a sua publicação tiver, maior será o alcance, pelo que aconselhamos que incite à participação dos seus seguidores. Faça com que se sintam a importância que têm para a sua marca.
  5. Partilhar a publicação: Pedir aos seus seguidores que partilhem a publicação (no stories ou no feed), utilizando, por exemplo, uma hashtag exclusiva ou identificando a página. Esta é uma excelente forma de alcançar um maior público, porém, mais uma vez, realçamos que é importante ter em atenção o número e tipo de tarefas pedidas a cada participante.
  6. Fazer uma publicação: Pedir aos seus seguidores que façam uma publicação no seu perfil pessoal irá aumentar o alcance da marca e irá promover a criação de conteúdo (que pode depois ser partilhado pela marca). Contudo, voltamos a ressalvar que ao pedir mais dos seus seguidores, deve certificar-se que o prémio compensa o esforço exigido.
  7. Utilizar a sua hashtag: Combinada com algumas das propostas anteriores, a criação e incentivo da propagação da sua hashtag, ou de uma hashtag específica para o passatempo, é vantajosa no sentido em que aumenta a notoriedade e ajuda a estabelecer uma ligação com o público. Criar uma hashtag única e exclusiva para o seu passatempo é importante, mas esta deve ficar no ouvido, ser inovadora, engraçada e, claro, facilmente associada à sua marca.

Escolha uma hashtag para o seu passatempo

A hashtag do seu passatempo é fundamental para promover o seu concurso e para ajudar a identificar as participações. A escolha é simples: deve ser relacionada com a sua marca e com o prémio que está a oferecer. Esta hashtag deve ser exclusiva e individual, por isso, antes de a partilhar, verifique se não está a ser utilizada.

Este tipo de hashtags podem ser mais longas do que o habitual, mas devem ser simples e fáceis de soletrar, evitando palavras longas ou pouco comuns.

Defina como será selecionado e anunciado o vencedor

Outra questão importante é o anúncio do vencedor. É importante que seja direto quanto à forma como o vencedor será selecionado (sorteio aleatório, resposta mais criativa, etc.), que seja bem explícito quanto à data em que o vencedor é anunciado, de que forma será feito o anúncio (no Instagram Stories, no Feed, nos comentários), e como será enviado o prémio (e-mail, por correio, etc.). Só assim pode garantir a máxima transparência e atrair a confiança dos seguidores, enquanto os deixa colados ao ecrã à espera dos resultados.

Lance e promova o seu passatempo

É importante que a imagem escolhida para anunciar o passatempo seja apelativa. A sua comunicação diz tudo sobre a sua marca e vai mais além das simples descrições. Escolha uma imagem impactante que se destaque no feed e que chame a atenção do utilizador.

Deve procurar a melhor forma de promover o seu passatempo e fazer com que chegue a mais pessoas mas, claro, sem esquecer que o objetivo é chegar a novos potenciais clientes! Assim, deve anunciar o seu passatempo em todas as plataformas que tiver disponíveis.

Deixamos as seguintes sugestões:

  • Através de uma publicação em que anuncia que está a chegar um passatempo.
  • No Facebook, apelando à visita da página do Instagram.
  • No feed do Instagram, relembrando os seguidores que está a decorrer um passatempo.
  • No Instagram Stories (uma ferramenta poderosa) apelando à visita ao feed (concretamente, à publicação do passatempo).
  • Nas newsletters.
  • No seu website e/ou e-commerce.
  • Utilizando hashtags populares ou relacionadas com o produto/serviço que irá sortear (#giveaway, #giveawayportugal, #passatempo, #sorteio, etc.).
  • Apelando à partilha, pedindo, por exemplo, a uma figura mediática que partilhe nas suas redes sociais o seu passatempo.

  • Através dos anúncios/publicações patrocinadas, onde terá um controlo maior do público que irá ver a publicação.

Não se iniba de experimentar diferentes formas de promover o seu passatempo, pois quantas mais formas experimentar, mais participantes irá conseguir e mais rapidamente irá perceber qual o método que melhor se aplica ao seu negócio.

Avalie os resultados obtidos

No final de cada passatempo, é importante que tire algum tempo para analisar as métricas. Será que o método utilizado é o mais adequado ao seu objetivo? O passatempo foi benéfico em termos de aumento de seguidores, cliques em ligações para o website, etc?

Ao decidir as métricas importantes para si (número de participações e comentários, níveis de engagement, número de seguidores, tráfego no website, compras na loja, feedback dos utilizadores) pode analisar se o passatempo foi relevante.

Cada negócio é diferente, por isso, se não funcionou, não desista. Continue a tentar e a experimentar até atingir os resultados que procura: teste diferentes prémios, diferentes regras, diferentes épocas do ano, diferentes conteúdos.

Twitter

Facebook