7 testes que o nome de uma marca deve passar

Blog_testes-que-o-nome-de-uma-marca-tem-que-passar

Quem nunca teve dificuldade em pensar num nome original e espetacular para um projeto, evento ou marca, que ponha o dedo no ar! Não é tarefa fácil, mas como tem de ser, e como é um trabalho estratégico e criativo ao qual temos de recorrer cada vez mais, apresentamos 7 testes que o nome de uma marca deve passar para ser aprovado. O nome em que anda a passar passa todos?

O nome destaca-se?

Um bom nome é único. Para além de ser original, um nome original tem de se destacar… no bom sentido, claro está! Se conseguiu pensar num nome diferente, que se destaca pelos motivos certos e mais positivos, então parabéns, está no caminho certo!

O nome é curto?

O nome em que está a pensar para a sua marca ou projeto tem 4 sílabas ou menos? É que um nome curto torna-se mais catchy, mais memorável, tendo ainda uma maior probabilidade de manter-se top of mind na cabeça e no coração dos fãs e clientes.

O nome é apropriado?

O nome em que anda a pensar combina verdadeiramente com a marca? Faz jus ao produto/serviço que a marca disponibiliza? Encaixa no conceito, na missão, nos valores definidos pela e para a própria marca? Existe alguma conotação ou segundo sentido que possa eventualmente ser interpretado de forma negativa?

O nome é simpático/giro/cool?

Não consegue parar de repetir o nome de tão simpático/giro/cool/foneticamente agradável que é? Só apetece dizê-lo vezes sem conta e gritá-lo aos sete ventos? Então, parabéns, provavelmente acabou de encontrar um excelente nome para a sua marca.

O nome é fácil de pronunciar?

Agora, também não interessa ter um nome super cool, se não é fácil de pronunciar! Quando se trata de brainstorming para nomes, todas as possíveis propostas devem ser testadas em voz alta e até dadas a outras pessoas que as possam ler de forma espontânea. Afinal, o nome é fácil de dizer ou não?

O nome é extensível à marca?

Já está a imaginar o nome associado a um logótipo, à montra de uma loja, às embalagens do produto, ao site, ao merchandising… no fundo, a tudo e mais alguma coisa? Há uma linha coerente entre o nome e a marca? E se existem planos para a internacionalização da marca, o nome vai funcionar nos quatro cantos do mundo?

O nome pode ser registado?

Não adianta ter um nome original, curto e apropriado, que se destaca, que é giro e fácil de pronunciar e que é perfeito para branding, se este não estiver livre para ser registado como seu, e apenas seu! Confirme com o serviço de registo de marcas antes de decidir um nome de forma definitiva – caso contrário, pode ter de voltar para a estaca zero!