Como usar o Instagram Stories para potencializar a sua marca

Everyone has a story

O Instagram Stories pretende recuperar o conceito instantâneo que se foi perdendo com o passar dos anos. Atualmente as galerias dos utilizadores recebem fotografias quase profissionais e, ao longo do tempo, o Instagram foi perdendo a sua espontaneidade tão característica – as fotografias são agora editadas com rigor e nem sempre são publicadas no momento em que são captadas.

A Rita falou-nos da importância do Storytelling e da humanização das marcas e esta nova funcionalidade do Instagram, que torna visíveis as imagens apenas durante 24h, assume-se como uma ferramenta extremamente vantajosa. Afinal, o Instagram Stories é perfeito para estreitar os laços entre marcas e seguidores graças aos conteúdos exclusivos que são aqui partilhados.

Em termos gerais, existem cinco principais vantagens na utilização do Instagram Stories:

  • A funcionalidade promove o aumento da frequência da utilização do Instagram.
  • A marca pode publicar várias vezes por dia sem sobrecarregar o feed dos utilizadores.
  • A marca tem maior facilidade em criar uma ligação com os seus seguidores.
  • A marca mantém as fotografias bonitas e elaboradas na galeria, mas partilha cliques espontâneos na História, combinando os dois mundos.
  • A marca não é prejudicada pelo algoritmo do Instagram se fizer muitas publicações por dia (neste momento, apesar disto poder vir a sofrer alterações no futuro, as Histórias aparecem sempre por ordem cronológica sendo que, aquelas que o utilizador já viu, passam para o final da fila até serem publicados novos conteúdos).

Para as marcas, é importante que a História se diferencie da galeria principal – caso contrário, não terá o impacto desejado. Estas são algumas sugestões de conteúdos que podem ser partilhados no Instagram Stories em formato de fotografia ou vídeo:

Behind the scenes

Enquanto o produto final é partilhado na Galeria do Instagram, no Instagram Stories podem ser partilhados os processos que levaram àquele resultado. O momento da escolha dos materiais, a sessão fotográfica ou até o local onde são fabricadas as peças, são bons exemplos de conteúdos a partilhar no Instagram Stories.

Conteúdos exclusivos

Os conteúdos “behind the scenes” são igualmente exclusivos, mas neste caso refiro-me a conteúdos em primeira mão. Detalhes da nova coleção, uma fotografia de uma das peças ou, por exemplo, o espaço onde decorrerá o desfile.

Eventos

Uma vez que permite a partilha de vídeos e fotografias, o Instagram Stories é perfeito para partilhar eventos. Tem sido muito popular na partilha de conteúdos referentes às Fashion Weeks internacionais, porque faz com que os seguidores tenham a oportunidade de acompanhar em tempo real os desfiles que acontecem noutras cidades e países e cuja entrada è restrita a um pequeno grupo de pessoas influentes.

Códigos de Desconto

Este acaba por ser um conteúdo estratégico. Partilhar códigos de desconto no Instagram Stories permite saber exatamente de onde veio o cliente que fez a compra e se os clientes no geral são, ou não, seguidores da marca no Instagram (com a vantagem de que o código fica disponível apenas durante 24h).

Equipas

Normalmente as marcas não publicam fotografias da equipa no Instagram (ou, pelo menos, não o fazem de forma frequente) e esse tipo de conteúdo acaba por se revelar uma boa aposta para o Instagram Stories. Ver quem está por detrás de uma marca cria empatia com os seguidores e humaniza a empresa – há uma maior proximidade, há uma ligação com quem tranforma aquela marca naquilo que ela é realmente, há uma cara por detrás dos valores promovidos.

Tutoriais

Para marcas dos mais variados setores, os tutoriais também podem ser uma opção. O passo-a-passo, a partilha de conhecimentos e a promoção de produtos através de uma comunicação mais direta e prática podem ser uma vantagem. A MAC Cosmetics tem feito alguns tutoriais com os seus produtos no backstage dos desfiles, por exemplo.

Perguntas e Respostas

Para aumentar a proximidade com os seguidores, que tal uma sessão de perguntas e respostas? Para além de ser útil para quem tem dúvidas, demonstra, por parte da marca, preocupação e interesse relativamente aos seus fãs, clientes e seguidores.

Com Instagram Stories, o Instagram recupera o conceito instantâneo e espontâneo que lhe dá nome, consegue concorrer diretamente com o Snap e reúne numa só página duas funcionalidades adoradas pelo público – usar a sua mais recente aposta para criar uma ligação mais sólida com os seguidores é uma estratégia inteligente para as marcas.