Promoção do turismo com aplicações móveis

Aplicações móveis

O turismo é um setor em constante crescimento. Supera-se de ano para ano em todo o mundo e é uma das principais atividades económicas do nosso país.

O mercado mobile está em destaque no mundo tecnológico graças aos smartphones, pelo que as Apps são, também, um canal relevante para promover o setor do Turismo e as atividades que nele se incluem.

Neste artigo, revelamos os 10 principais motivos pelos quais este formato é uma boa opção para quem quer promover regiões.

Turismo: um setor em constante crescimento

Nos últimos anos, os resultados do turismo internacional superaram as expectativas e o número de turistas aumentou continuamente – em Portugal, todos os anos batemos o recorde no âmbito das receitas e das dormidas. Em 2018, por exemplo, Portugal recebeu cerca de 23 milhões de turistas, e no primeiro semestre de 2019, as receitas turísticas subiram 7,6%.

Se tivermos em atenção que cerca de 95% das pessoas utilizam ferramentas digitais antes, durante e após as suas viagens, em busca de melhores experiências turísticas, e que o cliente médio visita ou utiliza uma combinação de 19 sites e aplicações durante uma viagem, percebemos que é uma oportunidade de ouro para empresas turísticas e municípios.

De facto, tendo em conta que, hoje em dia, todo o planeamento e aquisições relacionadas com viagens são realizadas pelos próprios viajantes, não será de admirar que as reservas através de dispositivos móveis estejam a aumentar?

Num mundo em que 75% dos adultos possui um smartphone e está a usar aplicações na maior parte do tempo que despende ao telemóvel, é natural que os visitantes prefiram este tipo de tecnologia portátil, cómoda, prática e simples quando viajam, especialmente no que concerne a aplicações de geolocalização, como o GPS.

Através das apps, os turistas podem ter acesso a todo o tipo de informações, bilheteiras, mapas e guias, deixar comentários, avaliar serviços e partilhar imagens da sua viagem com a sua rede de amigos (na verdade, partilhar os detalhes da viagem parece ter-se tornado obrigatório nos últimos anos).

É notório o surgimento de aplicações móveis para  hotéis, restaurantes e atrações turísticas nos últimos anos, embora a maioria das empresas de turismo não esteja a acompanhar o crescimento desta tecnologia e sejam ainda poucas as que aproveitam as suas potencialidades.

A tendência é, aliás, apostar em aplicações SoLoMo, a combinação de plataformas sociais, locais e móveis num só sistema, por forma a diminuir a distância entre o utilizador e o que o rodeia. Exemplos deste tipo de serviços são as aplicações da Groupon ou do Foursquare que usam marketing social e check-ins para promover negócios e locais próximos do utilizador, potenciando a sua escolha.

Porque deve escolher uma App para promover o turismo local?

1. Melhore a experiência do visitante

A utilização de aplicações é já um hábito generalizado e é natural que, quando viajam, os utilizadores as aproveitem para melhorar a sua experiência. Este hábito já muito enraizado constitui uma oportunidade fantástica para promover produtos e serviços locais e conseguir, através de aplicações, dar aos visitantes o que precisam no momento em que procuram. Através de aplicações de turismo, os visitantes podem descobrir espaços interessantes, explorar parques e jardins, conhecer museus, zoos, lojas e restaurantes, tudo através do seu telemóvel ou tablet.

2. Ofereça um serviço de reservas online

As aplicações são um canal cada vez mais utilizado para reservar quartos de hotéis, comprar bilhetes de espetáculos, packs de viagem ou outros serviços relacionados com o turismo. Ao oferecer um serviço de reservas online está a dar a oportunidade aos consumidores de comprarem os seus serviços ou produtos a qualquer momento, em qualquer lugar e de forma simples e cómoda.

3. Crie uma nova maneira de atrair visitantes

Ao dar a conhecer a sua localidade e o que esta oferece através de aplicações mobile está não só a aumentar a sua visibilidade e a potenciar o aumento de visitas junto de uma audiência de milhões de pessoas, como a apresentar-se ao mundo como um local dinâmico e moderno que vai de encontro às necessidades dos seus consumidores.

4. Disponibilize facilmente informações, mapas e horários

Através de aplicações mobile poderá disponibilizar rápida e facilmente informações, mapas e horários aos visitantes, podendo ainda em tempo real comunicar avisos sobre alterações de percursos, mudanças de horários ou promoções. O turista terá acesso à informação no momento em que precisa, podendo alterar o seu trajeto ou reorganizar a sua viagem de forma a conseguir a experiência mais agradável e proveitosa possível.

5. Reforce a visibilidade da marca local

O seu logótipo e nome da marca local estarão no ecrã de dispositivos de milhares de consumidores por todo o mundo, reforçando a sua visibilidade e familiaridade com os produtos que oferece e potenciando o aumento de compras ou visitas.

6. Facilite o acesso aos seus produtos e serviços

As aplicações mobile são uma forma rápida e cómoda de acederem aos seus serviços e produtos, 24h por dia, em qualquer lugar e ocasião.

7. Aumente os lucros

Ao utilizar aplicações para vender os seus serviços e produtos está a utilizar um novo canal de vendas onde pode criar ofertas exclusivas, oferecer promoções ou saldos, aumentando os seus lucros.

8. Conheça melhor os seus visitantes e as suas preferências

As aplicações mobile oferecem-lhe a possibilidade de conhecer melhor os seus visitantes e mercado através de relatórios e estatísticas, não só sobre os utilizadores (dados demográficos, interesses e preferências), mas também sobre a oferta que disponibiliza e a sua pertinência. Essas informações podem ser utilizadas para futuras campanhas de marketing, otimização da aplicação e da marca, melhorando a experiência futura do visitante e as suas hipóteses de sucesso.

9. Não fique atrás da concorrência

Se a sua concorrência tem uma aplicação com certeza que não vai querer ficar para trás e deixar que fique com a exclusividade do mercado mobile. Pense em quantos clientes perde todos os dias por não ter presença mobile e quantos negócios podia ter realizado se disponibilizasse os seus serviços a tempo inteiro, numa plataforma com uma audiência de milhões de pessoas.

10. Receba feedback direto dos clientes

Através deste canal é possível receber feedback diretamente dos utilizadores e ter oportunidade de prover qualquer necessidade dos visitantes no momento em que revelam dificuldades, colocam questões ou pedem informações, evitando má publicidade ou problemas desnecessários. Segundo um estudo, cerca de 69% dos turistas prefere ver sites de turismo com comentários para decidir as suas férias. Assim, será uma vantagem ter um espaço onde pode monitorizar as impressões, elogios e críticas que lhe fazem e melhorar a experiência de quem o visita.

Exemplos de Apps de Turismo em Portugal

O By Cool World é um excelente exemplo de um projeto que utiliza as aplicações móveis para promover as cidades.

A aplicação do Braga Cool (que venceu o Prémio Inovação na I Gala do Turismo, organizada pela Câmara Municipal de Braga e pela Associação Comercial de Braga) e a aplicação do Lisboa Cool (que venceu o prémio de “Melhor Site/App de Turismo 2019”), ambas disponíveis para Android e iOS, permitem que os utilizadores criem roteiros específicos (sendo disponibilizadas as melhores atrações e experiências da cidade) com base no tipo de viagem que querem realizar. Todo o sistema foi desenvolvido para ser multiplataforma, ligando conteúdos originais entre os vários sistemas de maneira a criar uma experiência memorável para todos os utilizadores que escolhem visitar as cidades.

Melhor Site/App de Turismo 2019