App de hotel: valorize o seu serviço com estas 15 funcionalidades

Blog_hotel-bloomidea

As plataformas móveis são a escolha número um para pesquisas e reservas de viagem, com 85% dos viajantes a usarem um dispositivo móvel para fazer as reservas e 60% a recorrerem a aplicações de navegação durante a própria viagem. Mais do que nunca, isto significa que as aplicações móveis são vitais para o Turismo, permitindo chegar ao consumidor durante todo o processo de escolha e acompanhá-lo durante a própria experiência.

Tendo isto em conta, nunca foi mais importante para os hotéis apostarem na sua vertente digital, de forma a não só atraírem mais clientes, como também para providenciarem um melhor serviço e manterem-se conectados aos seus hóspedes. Uma app de hotel bem pensada, que tem em conta as melhores práticas para providenciar uma experiência única, agradável e inesquecível, consegue fazer tudo isto e ir ainda mais além para diferenciar o hotel e assegurar que a sua experiência é fantástica e inimitável.

Mas o que faz uma boa app de hotel? Quais são as funcionalidades que deve incluir? Depende sempre de cada caso – afinal, a melhor app é aquela que é desenvolvida à medida tendo em conta as necessidades e identidade de cada marca –, mas apresentamos as principais funcionalidades que deve ter em conta se procura desenvolver a melhor app de hotéis para os seus hóspedes:

1. Reservas pela app

Começamos este artigo por indicar que a grande maioria dos utilizadores recorre a um dispositivo móvel para reservar. Como tal, a sua aplicação deve ter a funcionalidade de reservar através da sua própria aplicação. Mesmo que novos hóspedes recorram a serviços mais gerais como o Booking para encontrar e reservar no seu hotel, hóspedes já fidelizados que conheçam e apreciem a sua aplicação preferirão fazer a reserva diretamente através desta.

2. Dados analíticos

Algo que não afeta diretamente os seus hóspedes, mas que é essencial porque fará toda a diferença para o seu hotel. A componente analítica da sua aplicação permitirá recolher, organizar e analisar informações sobre a forma como a sua app está a ser usada. Isto significa que não só consegue saber as funcionalidades que contribuem mais valor para a experiência do seu utilizador, como também saber quais os serviços mais importantes, o seu número de reservas e lucro através da app e a forma certa de melhorar ainda mais a sua app.

3. Contactos do hotel

Ter os contactos principais do seu hotel – números de telefone, endereços de e-mail – disponíveis facilmente na sua aplicação é essencial, já que são informações às quais os seus hóspedes precisam ter acesso imediato. Uma secção dedicada exclusivamente a contactar diretamente a receção do hotel, sem atrasos ou entraves, para colocar questões ou requisitar serviços fará os seus clientes ficarem mais satisfeitos e, mais importante ainda, cientes que está sempre disponível para qualquer coisa de que precisem.

4. Esquemas dos quartos

Informações sobre os quartos são extremamente importantes para potenciais hóspedes, pelo que a sua app deverá apresentar esquemas e conteúdo (fotografias e copy) de elevada qualidade para demonstrar e valorizar ao máximo a qualidade dos seus quartos. Inclua apenas informações relevantes para que os seus interessados possam tomar uma decisão informada e, posteriormente, ficar satisfeitos com a transparência e objetividade do seu serviço.

5. Atividades no hotel

Se o seu hotel dispõe de atividades para os seus hóspedes – yoga, massagens, aulas, provas de vinho ou outros –, a sua app é a forma ideal de as promover. Muitos dos seus hóspedes poderão nem estar cientes que estas existem, mas, através da sua app, podem descobri-las e até ser informados diretamente com base nos seus interesses. Desta forma, a aplicação permite que toda a experiência do seu hotel, desde a estadia às próprias atividades, seja centralizada numa app fácil de usar.

6. Restauração dentro e fora do hotel

Da mesma forma que a aplicação deve apresentar atividades que existam no hotel, providenciar informações sobre a área de restauração do hotel, desde as ementas aos especiais do dia, é outra funcionalidade importante e que traz imenso valor para os seus hóspedes. Para além disso, se tiver parcerias com outros restaurantes da sua área, deve inclusive incluí-los na sua aplicação, providenciando informações relevantes sobre os mesmos – isto cria bastante valor para o utilizador, dado que fica a conhecer locais de interesse para além do seu hotel, mas que têm o seu selo de aprovação.

7. Amenidades

Informe os seus hóspedes das amenidades que estão disponíveis no hotel através de uma secção na app especificamente para tal. O facto de disponibilizar de forma simples e prática – e, preferencialmente, permitir reservar através da app – a sua lista de amenidades será uma mais-valia para os seus clientes atuais e uma forma de atrair novos clientes ao exibir os serviços que diferenciam e valorizam o seu hotel.

8. Espaços para eventos

Permita aos seus utilizadores, sejam estes hóspedes ou ainda no processo de decisão, consultar os espaços para eventos que tem disponíveis e fazer reservas diretamente através da aplicação. Não só permite distinguir o seu hotel enquanto local para eventos ou reuniões, como também providencia um serviço adicional para valorizar ainda mais o seu local.

9. Compras no hotel

Se o seu hotel tem postos de venda, utilize a aplicação para guiar os seus hóspedes até aos mesmos ou, melhor ainda, inclua uma componente de e-commerce na app, para que os seus hóspedes possam facilmente fazer compras na própria app e ter os produtos entregues no seu quarto ou levantá-los diretamente na loja.

10. Mapa interativo da cidade

Para além das informações sobre o hotel, os seus hóspedes irão provavelmente recorrer aos seus smartphones para encontrar pontos de interesse, como já anteriormente referido. Em vez de dispersar a atenção dos seus utilizadores por outras apps, disponibilize um mapa interativo na sua aplicação móvel que mostra a localização dos locais de interesse nas redondezas e o percurso desde o hotel até às mesmas. Não só significa que os seus hóspedes passarão mais tempo na sua aplicação, como também ficarão satisfeitos e agradecidos pelo serviço adicional que lhes providenciou.

11. Secção de críticas e comentários

As opiniões de outros hóspedes são um fator-chave na tomada de decisão de um potencial cliente, pelo que a sua app deverá incluir uma secção orientada exclusivamente para isto e incentivar os seus hóspedes a deixar uma crítica positiva durante e/ou no fim da sua estadia. Desta forma, pode concentrar as vantagens do word-of-mouth marketing na sua aplicação e, assim, converter mais clientes, ao mesmo tempo que mostra aos seus clientes existentes que a sua opinião conta.

12. Sistema de fidelização

Se possui um programa de fidelização no seu hotel – e, se não possui, recomendamos que considere, pois é uma excelente técnica para converter os seus hóspedes a voltarem –, a sua app deverá inclui-lo, permitindo contabilizar pontos de forma simples e tornando todo o processo muito mais intuitivo e, subsequentemente, ainda mais satisfatório.

13. Descontos e preços exclusivos

Apresente preços exclusivos através da própria app para recompensar os utilizadores que optam por recorrer ao seu serviço. Se tiver parcerias com restaurantes, museus ou outras atrações turísticas, pode inclusive apresentar códigos promocionais ou descontos exclusivos para os seus hóspedes através da aplicação, beneficiando tanto o seu parceiro – para o qual atraiu novos clientes – como os seus próprios hóspedes.

14. Redes sociais

Tal como em todas as áreas nos dias que correm, a presença nas redes sociais é essencial para o seu negócio. Assegure-se que os seus hóspedes têm acesso fácil a todas as suas novidades sociais e às suas várias redes, centralizando o acesso às mesmas na sua app e permitindo seguir e gostar das mesmas através da aplicação.

15. Controlo do quarto

Deixamos a melhor para o fim. Uma funcionalidade quase futurista mas, no entanto, completamente real, a sua aplicação pode incluir uma componente de controlo do quarto de hotel que permite, através do smartphone do seu hóspede, controlar todos os dispositivos inteligentes instalados no quarto, desde a TV ao ar condicionado e outros. Embora mais complexa e exigindo um maior investimento, esta funcionalidade faz toda a diferença entre um hotel de qualidade e um hotel completamente inesquecível e na vanguarda da tecnologia. Se quer realmente impressionar os seus hóspedes, esta é uma aposta segura.

 

A diferença entre uma boa aplicação de hotel e uma aplicação de hotel inesquecível é simples: apostar nas funcionalidades que realmente importam e ter em conta a qualidade em tudo, desde o planeamento inicial e desenvolvimento nativo para Android e iOS até aos próprios conteúdos – a qualidade das imagens e vídeos que representam o seu hotel, em particular, é essencial. Se procura uma equipa qualificada com experiência na área e a dedicação para criar a melhor app de hotel possível, entre em contacto connosco!