9 Tipos de promoções que pode fazer numa loja online

Sales

Fazer uma promoção é uma excelente forma de alcançar um novo público, chegar aos meios de comunicação, fidelizar clientes, fazer escoamento de stock, divulgar novos produtos e aumentar as vendas.

Esta é uma estratégia usada há décadas que, bem planeada e executada, pode originar resultados muito positivos a curto, médio e longo prazo. No entanto, e porque cada negócio tem as suas particularidades, devem ser implementadas ações promocionais que façam sentido para a marca (e baixar o preço, que é, normalmente, o que associamos de imediato a “promoção”, pode não ser uma opção). Fazer uma promoção sem um plano bem definido e uma previsão pode ser fatal, pelo que é importante definir a ação de acordo com a estratégia do negócio.

Sabia que existem vários tipos de promoções e que, dentro de cada um desses grupos, existem diferentes ações promocionais que se podem fazer? Se respondeu que “não” e se tem uma loja online, este artigo é para si.

As ações promocionais podem enquadrar-se em diferentes grupos, dependendo da vantagem que é oferecida ao cliente e da forma como este consegue obter essa vantagem. Alguns exemplos de promoções são:

  • Ofertas e descontos imediatos;
  • Cupões e vales de desconto;
  • Promoções acumuláveis;
  • Promoções com condições especiais;
  • Programas de Fidelização.

Para cada um destes tópicos, existem várias ações promocionais que podem ser implementadas para que os objetivos da campanha sejam alcançados. Aqui ficam alguns exemplos que poderá implementar (com facilidade) no e-commerce da sua marca:

1. Oferta dos portes de envio.

Para o cliente, o pagamento dos portes de envio poderá ser um entrave à finalização da encomenda (sobretudo se existe um concorrente por perto que tem uma loja física).

A oferta dos portes de envio (em todas as encomendas, pertencendo ao grupo das ofertas, ou em compras superiores a determinado valor, pertencendo ao grupo das promoções com condições especiais) pode ser uma forma de contornar esse problema, mostrando ao cliente que o facto de encomendar online não só não pressupõe um aumento do custo por si suportado, como também é mais prático, cómodo e simples.

2. Oferta de um produto na compra de outro.

Habitualmente, esta é uma ação promocional para produtos de utilização frequente (produtos de beleza, de limpeza e de higiene são bons exemplos).

Trata-se de uma tradicional campanha de “Pague 1, Leve 2”, em que na compra de um produto determinado, o cliente recebe dois. Esta ação promocional pode ser interessante para várias finalidades, entre elas a fidelização do cliente, a apresentação de um novo produto ou o escoamento de stock (exemplo: na compra de uma unidade do detergente A da marca X, oferta de uma unidade do detergente B – uma novidade da marca X).

3. Oferta de um produto / desconto especial em compras superiores a um determinado valor.

Uma boa forma de incentivar os clientes a comprarem mais do que o que tinham estipulado é oferecer-lhes um produto ou desconto extra se o valor da compra ultrapassar o valor predeterminado pela marca.

Se, por exemplo, a diferença entre o valor gasto e o valor necessário para receber a oferta for inferior ao valor do produto/desconto oferecido, ou se se tratar de um produto novo que o cliente deseja experimentar, o cliente estará mais predisposto a gastar mais dinheiro nos produtos que conhece.

4. Oferta do produto de valor inferior.

Permitindo ao cliente escolher os produtos que mais gosta ou que lhe são mais úteis, esta é uma forma de incentivar o cliente a aumentar o número de produtos por encomenda, assim como o valor gasto na loja em questão.

Se o cliente comprar três produtos e lhe for oferecido o produto de menor valor, provavelmente não encomendará só um produto – irá encomendar dois para receber o terceiro.

5. Descontos progressivos.

Esta é mais uma forma de incentivar o cliente a aumentar o número médio de produtos por encomenda e, consequentemente, o valor gasto no e-commerce.

Tal como o nome indica, um desconto progressivo é aquele que aumenta à medida que o número de produtos (ou valor gasto) vai subindo. Exemplo: na compra de um produto, o cliente tem 10% de desconto, mas na compra de dois produtos, o cliente recebe 20% de desconto.

6. Promoções com base num critério especial.

Aqui pressupõe-se que vários produtos estarão com desconto, desde que pertençam ao mesmo grupo (marca, categoria, cor, tipo de produto…).

Boas soluções para colocar em prática esta campanha serão, por exemplo, dias de promoções temáticas (ex: portes grátis em todos os produtos da coleção do Dia Mundial da Criança), semanas dedicadas a uma categoria (ex: desconto de 50% em todos os modelos de calções durante a primeira semana de outubro) ou descontos que não são aplicados a toda a loja online, mas sim a uma determinada marca (ex: todos os produtos da marca X estão com 20% de desconto até às 23h59 do dia 04 de Janeiro).

7. Promoções para clientes habituais.

A fidelização do cliente também pode ser conseguida através das ações promocionais da loja online. Implementando um sistema de regalias que convide o público-alvo a regressar e a fazer novas encomendas, o custo de aquisição do cliente será abatido facilmente.

Inseridos nestas campanhas poderão estar, por exemplo, os vales de desconto para encomendas futuras ou as ofertas dos portes de envio ou produtos em determinada encomenda.

8. Códigos de desconto.

Os códigos de desconto são não só uma boa forma de atrair novos clientes e de oferecer vantagens àqueles que já costumam fazer encomendas numa determinada loja, mas também de monitorizar a origem do cliente.

Se o código de desconto utilizado tiver sido enviado numa newsletter, por exemplo, o gestor do e-commerce saberá que aquele cliente é subscritor da newsletter da loja e que foi um determinado e-mail que incitou à venda.

9. Promoções combinadas.

As ações promocionais podem ser combinadas entre si de forma a gerar resultados mais satisfatórios para a marca. A loja online pode ter a decorrer, em simultâneo, várias campanhas e poderá fazer sentido mantê-las.

Um exemplo bastante comum é a oferta dos portes de envio em compras superiores a determinado valor, mesmo quando esse valor é atingido com a soma dos produtos em promoção adicionados ao carrinho.