5 dicas para aumentar as suas vendas no Natal

Blog_Aumentar-as-suas-vendas-no-Natal

O Natal é uma altura fantástica para as vendas, mas é provável que não esteja a aproveitar todas as maneiras de aumentar as suas vendas nesta época. Graças às novas tecnologias, é cada vez mais fácil manter-se em contacto com clientes existentes e dar a conhecer os seus produtos e serviços a potenciais novos clientes.

De modo a ajudar a que aproveite ao máximo o Natal para as suas vendas, a BloomIdea oferece-lhe 5 dicas (e mais uma de bónus!) para aumentar as suas vendas na época natalícia de forma simples e eficaz:

1. Dê um visual natalício ao seu website

Um website atualizado transmite uma imagem de uma empresa moderna e ativa, e acompanhar as épocas sazonais é uma boa maneira de mostrar que está ativo e demonstrar que os seus produtos seriam excelentes prendas de Natal! Por isso mesmo, dar um look natalício ao seu website é uma ótima ideia para se mostrar atualizado e aliar o espírito de Natal à sua marca, levando as pessoas a quererem visitar a sua loja ou, se for o caso de uma loja e-commerce, a comprarem online a tempo do Natal.

Se precisa de uma equipa para dar um novo visual mais natalício ao seu website, ou até criar uma plataforma web de raiz que cumpra todas as suas necessidades, consulte os serviços de desenvolvimento web da BloomIdea!

2. Faça promoções ou descontos

Está provado que descontos e promoções têm um efeito poderoso na decisão de compra dos consumidores, criando uma justificação adicional para comprar um produto no momento imediato. Na época natalícia, em que os compradores estarão à procura de poupar ao máximo dadas todas as compras de Natal a fazer, criar uma promoção da época, como por exemplo um desconto de Natal para determinados produtos, é uma boa maneira de motivar a compra imediata e de potencialmente trazer mais um fator positivo face à concorrência.

Uma sugestão adicional a ter em conta é estabelecer algum limite para a ação promocional que incentive ainda mais a compra no momento. Por exemplo, acrescentar um limite de tempo até ao fim da promoção acrescenta mais um fator de peso na decisão de compra – o qual terá ainda mais efeito se for representado visualmente com, por exemplo, uma contagem decrescente –, ou então criar urgência através de uma descrição do inventário que resta, por exemplo “Já só sobram 3!”, ou uma indicação mais geral como “Stock limitado”.

3. Venda produtos associados

Para além de promoções, tenha em conta quais são os produtos que os utilizadores compram e quais é que os complementam. A título de exemplo, se vende telemóveis, acessórios como as capas de telemóvel, as baterias externas portáteis e os fones de ouvidos são produtos complementares que trazem mais valor ao produto principal.

Promova estes produtos secundários quando o cliente compra o produto principal. Isto chama-se cross-selling e é uma maneira extremamente eficaz de aumentar as suas vendas, visto que é uma maneira lógica de servir as necessidades do seu cliente, ao mesmo tempo que promove a compra de mais produtos. Isto é prevalente em plataformas e-commerce como lojas online, mas também pode ser aplicado em lojas físicas – tenha em conta o posicionamento dos produtos nas estantes e promova a associação dos produtos através de sugestões dos seus vendedores na compra.

4. Escolha as palavras certas

Nunca subestime o poder das palavras. A palavra certa no momento certo é uma ferramenta vital para guiar as pessoas à compra. Para além disso, o conteúdo e as palavras-chave, ou keywords, que usa são de extrema importância para motores de busca como o Google, sendo que procurar atingir os primeiros lugares nos resultados de pesquisa para os produtos que quer vender envolve usar as palavras certas da forma ideal – uma componente da otimização para motores de busca, ou SEO.

Aqui, tenha em conta os termos que descrevem os seus produtos e as palavras que mais levam à venda – termos como “Compre já” (um ‘call-to-action’, isto é, uma expressão que incentiva à ação), “Descontos exclusivos” e “Os melhores preços” têm um efeito comprovado no aumento das vendas. Ao mesmo tempo, tenha o cuidado de evitar ‘encher’ as páginas com palavras que acha que o Google considerará relevantes, sem ter em conta a lógica do conteúdo, visto que isto pode ter o resultado oposto e prejudicar a sua posição nos resultados.

5. Utilize as redes sociais para comunicar

Explicamos recentemente as vantagens e maneiras de aumentar a notoriedade da sua marca e gerar vendas através das redes sociais, e estas aplicam-se ainda mais na época natalícia. Estar presente e ativo nas redes sociais durante o Natal não só lhe traz mais uma forma de encontrar novos clientes e vender mais produtos a clientes existentes, como também lhe permite fortalecer a sua marca ao mostrar um lado mais festivo e associado aos valores do Natal. Assegure-se que não se concentra apenas em promover as suas promoções e produtos, mas que também procura estabelecer uma ligação pessoal com os seus fãs ao publicar desejos de feliz Natal, imagens festivas e conteúdos divertidos.

BÓNUS! Crie uma plataforma de e-commerce

Se ainda não possui uma plataforma de e-commerce, como uma loja online responsiva, considere seriamente criar uma. O e-commerce continua em grande crescimento tanto internacionalmente como em Portugal, pelo que, quanto mais tempo ignorar esta plataforma de vendas, mais vendas continuará a perder para os concorrentes que já evoluíram com os tempos. Saiba como a BloomIdea pode criar a loja e-commerce perfeita para si.



Estas são as nossas principais dicas para aproveitar a onda natalícia de forma a aumentar as suas vendas, mas não é tudo o que sabemos! Se quiser sugestões personalizadas para o seu negócio e saber como é que podemos ajudá-lo a vender cada vez mais no resto do ano, entre em contacto connosco!